02 de maio de 2024

Confraternização do Cema reúne familiares e público atendido

AUTISMO

Confraternização do Cema reúne familiares e público atendido

Em razão do Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, 2 de abril, o Centro de Especialização Municipal do Autista (Cema), no Jd. Vanessa, promoveu uma festa de confraternização entre crianças, adolescentes e adultos atendidos pelo serviço e seus familiares. Brinquedos instalados na área verde do Cema, como futebol de sabão, cama elástica e tobogã inflável, garantiram a diversão das crianças. Houve também pinturinha facial, música e distribuição de pipoca, algodão doce e cachorro-quente.

O secretário de Saúde, Vitor Santos, e a diretora de Atenção Secundária à Saúde, Andresa Barros, acompanharam as atividades realizadas na quarta-feira (10). “O Cema é referência para famílias que, muitas vezes, chegam aqui sem conhecimento prévio sobre o autismo”, frisou Vitor Santos. “Agradeço o empenho e a dedicação dos profissionais que atuam nesse serviço”, completou.

Segundo a coordenadora do espaço, Rachel Raphael dos Santos, além de propor a reflexão sobre o autismo, a iniciativa é um momento de interação com a equipe de profissionais e de troca de experiência entre as famílias dos usuários. “É também uma forma de inserção da pessoa com autismo no contexto social”, destacou.

ACOLHIMENTO

Presente à confraternização, Viviane de Lima, de 41 anos, estava ao lado de seus dois filhos, de 10 e 14 anos. O mais novo, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) aos 3 anos, passou a frequentar o Cema em dezembro. Relembrando a fase pré-diagnóstico, ela contou que não conhecia bem o autismo, mas começou a ficar preocupada com as dificuldades demonstradas pelo filho para andar e falar.

Há pouco menos de 2 anos, ela, o marido e dois filhos mudaram-se de São Paulo para Limeira em busca de melhor qualidade de vida. Aqui no município, ela disse que finalmente encontrou a receptividade que tanto desejava, seja no Cema, seja na escola onde o filho estuda, a Emeief Profª Maria Ap. Degaspare. “O atendimento no Cema é maravilhoso, a equipe tem olhar diferenciado e acolhedor”, enfatizou. Ela informou que as atividades do Cema são semanais, duram em média 1h30 e ocorrem em grupo, como forma de estimular a sociabilidade.

Atualmente, o Cema atende 232 pessoas, de 2 a 38 anos. Com equipe multidisciplinar formada por 31 profissionais, o serviço visa desenvolver as habilidades e competências das pessoas com TEA, favorecendo o bem-estar emocional, o equilíbrio pessoal e a autonomia para execução de tarefas cotidianas.

Informações sobre o Cema podem ser obtidas pelo telefone 3442-8746.