Notícias
PREVENÇÃO
Ação na Toledo Barros marca Dia Mundial de Combate à Aids
30/11/2017 | 17h24
Ação na Toledo Barros marca Dia Mundial de Combate à Aids

Amanhã (1º), Dia Mundial de Combate à Aids, a Prefeitura de Limeira fará uma ação especial de conscientização na Praça Toledo Barros, no Centro, das 9h às 12h. Servidores do Semil (Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira) irão distribuir material informativo e preservativos à população. Além disso, haverá testagem rápida para HIV e Sífilis.

 

A atividade marca o encerramento da campanha “Fique Sabendo”, iniciada na segunda-feira (27). Os exames também podem ser feitos até amanhã (1º) em todas as unidades de saúde da rede municipal. É necessário apresentar documento com foto e cartão do SUS. Informações podem ser obtidas pelos telefones 3404-9683 (Secretaria de Saúde).

 

REFERÊNCIA

O Semil é referência na região para o atendimento a pessoas com HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Atualmente, há 495 pessoas com HIV/Aids assistidas pelo serviço. Desse total, 70% moram em Limeira e as demais são provenientes dos municípios de Iracemápolis, Engenheiro Coelho e Cordeirópolis.

 

Segundo a gerente do Semil, Melissa Gachet Sugshi, o serviço apresenta uma linha multiprofissional, integrada por médicos, nutricionista, farmacêutico, dentista, psicólogo, enfermagem e assistente social. Ela esclarece que o trabalho do Semil começa a partir do momento em que o diagnóstico é feito. “Oferecemos toda a assistência ao paciente, para que ele apresente adesão ao tratamento e consiga manter a qualidade de vida”, frisou.

 

Paralelamente, o Semil atua na prevenção à saúde, por meio de ações de conscientização da população sobre sexo seguro e distribuição de preservativos masculino e feminino. “Nosso objetivo é diminuir a cadeia de transmissão das doenças sexualmente transmissíveis”, frisou Melissa. Para tanto, além de campanhas como a “Fique Sabendo”, promove palestras e trabalhos educativos em eventos com grande circulação de pessoas.

 

O Semil fica na Rua Sergipe, 906, na Vila São Cristóvão – Tel. 3442-4796. As ações do Semil são permanentes e os exames para detecção de DSTs podem ser agendados mesmo após o término da campanha.

 

INCIDÊNCIA

 

A Divisão de Vigilância Epidemiológica notificou 34 casos de Aids em Limeira neste ano, contra 64 ocorrências de janeiro a dezembro do ano passado – uma redução de 46,8% (até o momento).

 

SÁBADO

A Secretaria de Saúde promove neste sábado (2), às 9h, no Cras CEU, uma Roda de Conversa sobre sexualidade na adolescência. Uma equipe também estará disponível para realizar testes rápidos de HIV/Sífilis, das 9h às 12h. O Cras CEU fica na Rua Prefeito Ary Levy Pereira, 845 - Bairro Geada.

Notícias recomendadas para você
BUSCAR NOTÍCIAS