Acessibilidade
14 de abril de 2024

Ação de Saúde na Toledo Barros marca Dia Mundial de Luta contra a Aids

DEZEMBRO VERMELHO 

Ação de Saúde na Toledo Barros marca Dia Mundial de Luta contra a Aids

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Saúde, lança nesta sexta-feira (1º), na Praça Toledo Barros, a campanha de “Prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)”. No local, das 9h às 12h, haverá testagem rápida de HIV e sífilis e distribuição de folhetos e de preservativos. 

Para participar, basta comparecer ao estande que será montado ao lado do coreto e apresentar documento de identificação com foto e Cartão SUS. A iniciativa integra o “Dezembro Vermelho”, movimento de conscientização preconizado pelo Ministério da Saúde. A data, 1º de dezembro, coincide com o Dia Mundial de Luta Contra a Aids.

VÍRUS

A aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que ataca o sistema imunológico e destrói as células de defesa do organismo. A transmissão ocorre nas relações sexuais sem preservativo, pelo uso de seringa compartilhada, por meio de instrumentos que furam ou cortam (alicates de unha e cutícula, lâminas de barbear e espátulas) e da mãe infectada para o filho, durante a gravidez, o parto e a amamentação.

Segundo a gerente do Serviço Especializado em Moléstias Infectocontagiosas de Limeira (Semil), Melissa Gachet Sugshi, atualmente existem medicamentos para evitar a transmissão vertical (da mãe soropositiva para o bebê). Por esse motivo, ela ressalta a importância da realização do pré-natal.

TESTE RÁPIDO

Melissa observa ainda que a testagem é outra medida para impedir a propagação do vírus. “Geralmente, as pessoas não sabem que estão contaminadas pelo HIV e acabam transmitindo a doença”, salientou. O teste que será oferecido à população no evento desta sexta-feira, conforme ela, é rápido (fica pronto em 30 minutos), seguro e sigiloso.

Nós últimos três anos, o número de novos casos de HIV apresentou variações em Limeira, porém com tendência de redução da incidência. As notificações caíram de 58 em 2021, para 27 em 2022. Neste ano, até o momento, foram registradas 28 ocorrências. Os dados são da Divisão de Vigilância Epidemiológica.

Quanto à faixa etária das notificações agora em 2023, as idades variam de 20 a 34 anos. “A prevalência dos casos continua no sexo masculino, por esse motivo, o público-alvo da campanha 2023 são os homens (jovens e adultos), e ainda, as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, enfatizou Melissa.

ATENDIMENTO

O Semil é o serviço de referência do município para HIV/Aids, sífilis e hepatites virais. A sede fica na Rua Sergipe, 906, na Vila Cláudia. O atendimento vai de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Os exames devem ser agendados pelos telefones 3442-4796 / 3444-2020, por e-mail ([email protected]) ou pessoalmente.