Acessibilidade
23 de fevereiro de 2024

”DPBEA na Escola” alcança 728 alunos e equipe escolar em 2023

BEM-ESTAR ANIMAL

”DPBEA na Escola” alcança 728 alunos e equipe escolar em 2023

O “Projeto DPBEA na Escola” encerrou as atividades em 2023 com o atendimento de 728 alunos, professores e coordenadores das redes de ensino municipal e estadual de Limeira. Desenvolvido pelo Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, o projeto trabalha a Educação Ambiental de forma lúdica e interativa. 

 

As atividades são realizadas a partir de questões importantes relativas à guarda responsável de cães e gatos, como castração, cuidados veterinários, alimentação, uso correto da guia e da coleira e necessidade de carinho e de brincadeiras para garantir a saúde física e psicológica dos animais. “Cães e gatos devem receber os cuidados adequados de seus tutores, evitando-se maus-tratos e crueldades”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Simone Zambuzi. Em Limeira, o tema é regulado pelo Código Municipal dos Direitos dos Animais (Lei 6.260), instituído pelo prefeito Mario Botion em 2019. 

O trabalho de orientação e conscientização das crianças em idade escolar, conforme Simone, tem sido uma das formas mais efetivas para multiplicar aos familiares sobre os cuidados com os cães e gatos. “Encerramos 2023 com muitos atendimentos veterinários, castrações por meio do projeto Castra+Limeira, adoções de cães e gatos do Lar Temporário e a educação de centenas de crianças que continuarão os cuidados dos animais domésticos em seus lares”, enfatizou a secretária.

 

As escolas que participaram do projeto ao longo do ano foram: Ceief Professora Jamile Caram de Souza Dias, Ceief Profª Jamile Caram de Souza Dias, Ceief Rafael Affonso Leite, CI Irene Gomes Bortolan, CI Jonas Pereira Britto, CI José Eduardo Voigt Sampaio, CI Lia Maura Matos Silveira, CI Lucinda Tank Kühl, CI Neusa Francisco Correia da Silva, CI Prefeito Ary Levy Pereira, EE Profª Leontina Silva Busch, Emei Profª Maria Wilma Buck Bertaia, Emeief Aracy Nogueira Guimarães, Emeief Dr. José Carvalho Ferreira, Emeief Profª Evangelina Mauro, Emeief Prof. Creso Assumpção Coimbra e Emeief Profª Egle Maria Ciarrochi.

AGENDAMENTO
Para 2024, as escolas interessadas em agendar a visita de técnicos do “Projeto DPBEA na Escola” devem entrar em contato pelo telefone 3442-7418 (ramal 104). As visitas ocorrem sempre às terças e quintas.