23 de fevereiro de 2024

Prefeito prestigia formação de monitores para inclusão de alunos com deficiência

EDUCAÇÃO

O prefeito Mario Botion e o presidente da Câmara, Everton Ferreira, estiveram presentes na manhã de hoje (13) em uma das atividades da formação presencial sobre “Educação Especial para Monitores Efetivos da Rede Municipal”. O curso é promovido pela Secretaria de Educação e a qualificação é voltada aos monitores. Esta fase do treinamento acontece até a próxima sexta-feira (15), na Emeief Mauro Vieira. Outra etapa ocorre em 31 de janeiro de 2024, no Teatro Nair Bello, quando os participantes terão aula sobre primeiros socorros com a equipe do Samu.

O chefe do Executivo reforçou a importância de cursos de formação que melhorem a qualidade de vida da comunidade escolar. “Precisamos acolher nossos alunos e criar ferramentas para que eles se sintam confortáveis. A inclusão passa por todos os funcionários da escola, dentro e fora da sala de aula. A educação precisa estar acessível a todos, respeitando suas diferenças, particularidades e especificidades”, disse.

Os profissionais estão aprendendo sobre as seguintes temáticas: Recursos Visuais (Rotina Visual e Linguagem) e Comunicação Ampliada e Alternativa. Hoje, a temática é Deficiência Intelectual, Introdução às características do TEA e Desenvolvimento Infantil à luz da Periodização.