Com ações itinerantes, vacinação contra gripe cresce 56% em Limeira
Estratégia leva doses a feiras livres, eventos e outros espaços públicos, ampliando o alcance da campanha
A campanha de vacinação contra a gripe em Limeira registrou crescimento significativo em 2026, em comparação com o mesmo período do ano passado. Dados da Secretaria de Saúde apontam que, até o início de maio deste ano, foram aplicadas 24.401 doses nos grupos prioritários, enquanto no mesmo período de 2025, o número era de 15.611 imunizações — um aumento de aproximadamente 56%.
Embora a cobertura ainda esteja abaixo da meta, o percentual geral de cobertura também apresentou avanço, passando de 14,2% em 2025 para 20,71% neste ano. O crescimento foi observado em praticamente todos os públicos prioritários da campanha.
Entre os idosos, por exemplo, a cobertura subiu de 24,7% para 31,3%. Entre os trabalhadores da saúde, o índice mais que triplicou, passando de 3,3% para 10,8%. Já entre as gestantes, a vacinação avançou de 4,87% para 22,33%. O grupo de pessoas com comorbidades também apresentou aumento expressivo, saindo de 5,78% para 13,6%.
Segundo a Secretaria de Saúde, um dos fatores que contribuíram para o resultado foi a intensificação da vacinação itinerante, com equipes atuando em feiras livres, eventos públicos e outros locais de grande circulação de pessoas. A estratégia facilitou o acesso da população à vacina contra a gripe, além de outros imunizantes, e aproximou a campanha dos moradores.
Além das ações externas, a imunização segue disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira. A orientação é que os grupos prioritários garantam a proteção contra a gripe, especialmente neste período de temperaturas mais baixas e aumento das doenças respiratórias.
Público-alvo
Atualmente, a vacinação contra a gripe é destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos (60+) e grupos prioritários (trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade, pessoas com comorbidades, professores, pessoas em situação de rua, integrantes das Forças de Segurança e Salvamento, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores dos Correios, etc).
Agenda de junho
A vacinação itinerante contra a gripe contará, em junho, com 12 ações em diferentes pontos da cidade. Nas unidades da Polícia Militar, a imunização será direcionada exclusivamente aos integrantes das forças de segurança. Já nos demais locais, além da vacina contra a gripe destinada aos públicos elegíveis, também estarão disponíveis outras doses, entre elas: dupla-adulto (tétano e dfteria), hepatite B, bronquiolite (para grávidas), febre amarela, meningite (ACWY), HPV (pessoas de 9 a 19 anos, de ambos os sexos), dengue (adolescentes de 10 a 14 anos), dengue adulto (profissionais de saúde até 59 anos e adultos com 59 anos, 11 meses e 29 dias) e covid-19. Confira:
2/6 - Sede do 36° Batalhão da PM, na Rua João Piccinini, 100, no Jd. Laranjeiras – das 16h30 às 20h
3/6 – 1ª Cia. da Polícia Militar, na Rua Pernambuco, 722, na Vila Cláudia – das 17h30 às 20h30
5/6 - Feira Noturna do Jd. São Lourenço, na Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 6.525 – das 17h às 20h30
6/6 - Praça Rosa Rosada Granzotto, no Jd. Nereide – das 8h às 13h
9/6 - Feira Noturna do Parque Cidade – das 17h às 20h30
11/6 – 5ª Cia. da Polícia Militar, Praça Primeiro de Maio, 145, no Jd. Morro Azul – das 17h às 20h30
11/6 - Feira Noturna do Limeirão – das 17h às 20h30
14/6 - Feira Livre da Av. Maestro Xixirri, na Vila Esteves – das 7h30 às 11h30
19/6 - Feira Noturna do Jd. São Lourenço, na Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 6.525 – das 17h às 20h30
23/6 - Feira Noturna do Parque Cidade – das 17h às 20h30
25/6 - Feira Noturna do Limeirão – das 17h às 20h30
28/6 - Feira Livre da Av. Maestro Xixirri – das 7h30 às 11h30