24 de janeiro de 2025

Concurso do Ceprosom elege rainhas e reis africanos

FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

Compartilhe
Concurso do Ceprosom elege rainhas e reis africanos

O Ceprosom, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Criança e Adolescente, promoveu na sexta-feira (29), no Sesi Limeira, o 1° Concurso Reis e Rainhas Africanos. Participaram da atividade, 32 crianças e adolescentes atendidos nos centros comunitários dos bairros Ernesto Kühl, Cecap e Parque Hipólito, além de idosos que frequentam os Serviços de Convivência da Terceira Idade do Ceprosom.

O prefeito Mario Botion, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, o gerente regional do Sesi, Ricardo Machado, a coordenadora do Sesi Limeira, Aline Silva, a vice-diretora da Emeief Profa. Maria Apparecida de Luca Moore – representando a Secretaria de Educação – prestigiaram a cerimônia, que marcou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado no dia 20.

Botion agradeceu ao Sesi Limeira pela parceria na realização do evento, e ainda, às crianças e adolescentes inscritos no concurso. “Estamos encerrando um ano repleto de atividades oferecidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, disse. “O resultado desse trabalho foi muito positivo”, completou o prefeito.

Aucélia, por sua vez, destacou o caráter intergeracional do concurso, que reuniu crianças, jovens e representantes da terceira idade. “É uma oportunidade de promover a cidadania, a inclusão e o respeito à diversidade, além de valorizar a cultura afro-brasileira”, afirmou.

De acordo com a pedagoga Elis Costa e a professora de dança Liége André Vicente, a iniciativa é resultado de um projeto realizado ao longo do ano nos centros comunitários, como forma incentivar a reflexão sobre a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira. Para tanto, crianças e adolescentes participaram de atividades lúdicas e culturais, tais como: rodas de conversa, palestra, oficina de arte, apreciação musical, dança, cinema afro, poesia e capoeira.

A banca de jurados foi composta por Pedrina Costa (gerente da Divisão de Vigilância de Zoonoses), Kaue Braga (educador artístico e regente do Coral Afro Kumbayah), Ana Simões (assistente social do Ceprosom), Ewelyng Teodoro (presidente do Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro – Comicin), e Ana Bonifácio e Dona Chica (participantes do Serviço de Convivência da Terceira Idade).

 

Confira os vencedores:

Categoria Infantil Feminino:
1° lugar - Lívia Perrielo
2° lugar - Angela Beatriz de Souza Farias
3° lugar - Emília Alves Bras

Categoria Infantil Masculino:
1° lugar - Samuel Henrique Cunha de Souza
2° lugar - Eliakim Henrique Romualdo da Cruz
3° lugar - João Guilherme Dias Souza

Categoria Juvenil Feminino:
1° lugar - Ana Beatriz Cardoso
2° lugar - Maria Vitória Guedes
3° lugar - Camilly Eduarda Correia de Araujo

Categoria Juvenil Masculino:

1° lugar - Arthur Henrique de Souza
2° lugar - Ramom Otavio Cardoso

3° lugar - Gabriel de Jesus Santos Ferreira

Categoria Terceira Idade Feminino:

Rainha - Maria Cecília Bueno da Silva
Princesa - Maria Aparecida Prado

Categoria Terceira idade Masculino:
Rei - Izael Thomaz da Silva