Acessibilidade
19 de maio de 2024

Biblioteca Pedagógica promove lives com a bisneta de Monteiro Lobato

EDUCAÇÃO

Biblioteca Pedagógica promove lives com a bisneta de Monteiro Lobato
Em continuidade as comemorações do Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril - dia de nascimento do autor Monteiro Lobato, a Biblioteca Pedagógica promove nos dias 22 e 23 de abril, às 14h, os Encontros com Cleo Monteiro Lobato e escolas municipais da rede pública de Limeira. Uma série de ações marca a data instituída a fim de incentivar a leitura, formar crianças leitoras de literatura e fomentar efetivamente ações em prol do livro e da leitura literária nas escolas, bibliotecas e espaços de aprendizagem.
 
Na segunda e terça-feira (dias 22 e 23), as atividades contam com lives gratuitas, às 14h, no Teatro Nair Bello com a escritora, historiadora e bisneta do autor Monteiro Lobato, Cleo Monteiro Lobato. A bisneta do escritor, filha de Joyce Campos, que manteve contato com o avô até os 18 anos, se dedica a manter a memória viva de seu bisavô e, com o projeto Lobato nas Escolas, transmite conhecimento sobre o legado de Monteiro por meio de palestras interativas com alunos e professores. 
 
Os encontros serão transmitidos pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube pelo link: www.youTube.com/EducacaoLimeira.
 
O livro "A reforma da natureza", escrito por Monteiro Lobato em 1941, traz questões muito pertinentes sobre a paz mundial, a democracia, o autoritarismo, os problemas ambientais, a necessidade de diálogo entre os governos, direcionando a narrativa para a principal lição de que todas as mudanças precisam ser planejadas com bom-senso e que nenhuma solução simples dá conta de nossos problemas que, atualmente, estão cada vez mais complexos.
 
Confira a programação completa 
Até 3 de maio – Oficinas, leitura e lanche saudável com a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo:
- Adivinhas com a turma do Sítio;
- Jogo roleta do Sítio;
- Jogue e responda: 10 curiosidades sobre a Emília;
- Redemoinho do Saci na garrafa;
- Roda de leitura Cartas para Lobato;
- Lanche: Suco da Cuca e Bolo 1, 2, 3 do Rabicó
 
Esta programação acontece nos períodos da manhã e da tarde com turmas das escolas municipais, em tempo integral, que frequentam a biblioteca semanalmente, além das unidades escolares que agendaram para participar das atividades. Os alunos poderão participar com fantasias inspiradas nos personagens do Sítio do Picapau Amarelo. A biblioteca também montou um espaço temático inspirado nos personagens do sítio e no autor Monteiro Lobato. Nele, as crianças podem identificar a cadeira de balanço da dona Benta, o escritório de Lobato, a cozinha da tia Nastácia e sua máquina de costura, utilizada para costurar a boneca Emília e o jardim da casa do sítio, onde o Saci se esconde entre as árvores. As crianças se divertem, tiram fotos e voltam para a escola com novas experiências na bagagem.
 
Dias 22 e 23 de abril às 14h – Encontros com Cleo Monteiro Lobato e as escolas municipais
Tema: Biografia de Monteiro Lobato
Nesta palestra, Cleo discorre sobre a vida pessoal, as experiências, influências, lutas e desafios da vida de Monteiro Lobato. Apresenta fotos do álbum da família e fala sobre as vivências de seu bisavô e como foram fundamentais na produção literária do autor. E, especialmente, no dia 3 de maio,  às 9h, acontecerá a atividade com base no livro "A reforma da natureza": roda de leitura e bate-papo com a engenheira ambiental da Papirus, Tarielly Rabachini, sobre a produção do papel e mudanças no meio ambiente.