Escritor Pedro Bandeira realiza encontro virtual com alunos de escolas municipais

BIBLIOTECA PEDAGÓGICA

Compartilhe
Escritor Pedro Bandeira realiza encontro virtual com alunos de escolas municipais

Alunos da rede municipal de ensino vão participar de um encontro virtual com o escritor Pedro Bandeira. A iniciativa será promovida pela Biblioteca Pedagógica na segunda-feira (27), às 14h, no Teatro Nair Bello. A live será transmitida pelo canal da Secretaria de Educação no YouTube (youtube.com/EducacaoLimeira). Esta será a terceira vez que o autor participa de uma live com estudantes da rede municipal de ensino.

De acordo com a responsável pela biblioteca, Taciana Lefcadito Alvares, o encontro virtual visa aproximar os alunos do autor e também marcará o lançamento do concurso literário promovido pela Biblioteca Pedagógica com o objetivo de incentivar e valorizar as ações para as áreas do livro, leitura e bibliotecas nas escolas da rede municipal de ensino.

“O encontro vai destacar a participação do autor na 2ª edição do Jornal da Biblioteca Pedagógica, que tem uma entrevista com perguntas elaboradas por estudantes da Emeief Tenente Aviador Ary Gomes de Castro e Emeief Luca Moore”, explica. O protagonismo ficou por conta dos alunos das turmas do 2º ao 5º ano que, com base nas pesquisas sobre o autor e suas obras, ampliaram os conhecimentos literários e culturais, além de se apropriarem do gênero textual entrevista.

O primeiro encontro com Bandeira aconteceu em 2021 por meio do projeto literário “Entre Versos”, desenvolvido com alunos do 5º ano da Emeief Prof.ª Maria Apparecida de Luca Moore. A segunda live foi realizada durante o evento literário “Prazer de Ler: encontros de Literatura Infantojuvenil”, promovido pela Biblioteca Pedagógica com a participação virtual do escritor para um bate-papo com estudantes.

Segundo Taciana, Pedro Bandeira é reconhecido pela qualidade literária de seus livros com temas atuais e relevantes para crianças e adolescentes. “Também se destaca por seu engajamento na promoção da leitura e da literatura infantojuvenil, se referindo ao livro como um objeto que tem uma função social, que precisa ser lido para existir e se a criança não se desenvolver o prazer pela leitura, não será um adulto feliz”, cita.

SOBRE O AUTOR

Pedro Bandeira nasceu em Santos, São Paulo, e mudou-se para a capital paulista em 1961. Trabalhou em teatro profissional como ator, diretor e cenógrafo. Foi redator, editor e ator de comerciais de televisão. Como escritor, iniciou sua carreira com as primeiras histórias infantis publicadas em revistas de banca, em 1972.

A partir de 1983, dedica-se exclusivamente à escrita. Com a experiência e carisma de quem escreve há mais de quatro décadas para crianças e adolescentes, Pedro Bandeira segue mais ativo do que nunca. Aos 80 anos, está também no mundo das redes sociais, onde tem sido um porta-voz da esperança do Brasil.