Acessibilidade
19 de maio de 2024

Vice-prefeita participa de aula aberta para formação de professores sobre a cultura indígena

EDUCAÇÃO

Vice-prefeita participa de aula aberta para formação de professores sobre a cultura indígena

A vice-prefeita Erika Tank participou na manhã de hoje (18) da aula aberta "Fazer comunidade e pedagogia Nóstrica" no Teatro Nair Bello. A iniciativa integra o "Abril Indígena", parceria entre a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA)/Unicamp e a Secretaria de Educação de Limeira. Nesta quinta-feira, a aula foi voltada à formação de estudantes e de professores da rede municipal. O responsável por ministrar a palestra é José Ángel Quintero Weir, da Universidad Autónoma Indígena Wainjirawa.

Em sua fala, Erika destacou a importância da Unicamp em abrir portas e dividir conhecimento com a sociedade, especialmente, com profissionais da rede que levarão esses saberes às salas de aula. “Essa é mais uma oportunidade para que os alunos da Rede Municipal entrem em contato com a cultura indígena”, disse.

A cerimônia de abertura também contou com a participação do secretário de Comunicação, Sérgio Moreira, das representantes da Secretaria de Educação, Adriana D. Capicotto (diretora pedagógica) e Juliana Bueno da Silva (professora-formadora da área de História), dos representantes da Unicamp, Márcio Torsoni (diretor da FCA/Unicamp), Oswaldo Gonçalves Junior (coordenação do ICHSA/Unicamp), Eliana de Toledo Ishibashi (FCA/Unicamp), Lilia França (Coletivo Indígena da Unicamp de Limeira) e Jamille da Silva Lima-Payayá (coordenação do evento, FCA/Unicamp). “Quando a pesquisa da universidade e o dia a dia dos alunos se encontram, quem ganha é a sociedade, que forma cidadãos com visões diferenciadas”, disse Adriana.

O evento contou, ainda, com uma apresentação cultural de estudantes do Coletivo Indígena da Unicamp de Limeira. Além da aula de aberta, a sede da Secretaria de Educação (no Parque Cidade) abriga a partir de hoje a exposição “Aprender Ensinando: A experiência de compartilhar aprendizado com crianças Warao”. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, até o dia 30.