Profissionais da Educação participam de capacitação em primeiros socorros com o Samu
Curso atende à Lei Lucas e prepara professores, monitores e gestores da rede municipal para agir com segurança em situações de emergência no ambiente escolar
Profissionais da rede municipal de ensino de Limeira participam, ao longo do mês de julho, do Curso de Primeiros Socorros, promovido pela Secretaria de Educação em parceria com o Samu Limeira e o Núcleo de Capacitação e Humanização da Secretaria de Saúde.
A capacitação atende à Lei Federal nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que tornou obrigatória a formação em noções básicas de primeiros socorros para professores e demais profissionais dos estabelecimentos de ensino.
Segundo a subcoordenadora do Samu, Fernanda Cantão Silva, o treinamento vai além do cumprimento da legislação. "A formação fortalece a segurança no ambiente escolar e prepara os profissionais para agir com rapidez e confiança em situações que podem salvar vidas", destaca.
Durante o curso, professores, monitores, diretores e demais servidores recebem orientações teóricas e práticas sobre o atendimento inicial em diversas situações de emergência, como quedas e outros traumas, acidentes de trânsito, intoxicações, choques elétricos, afogamentos, queimaduras, mordeduras de animais, picadas de animais peçonhentos, convulsões, ferimentos, desengasgo e reanimação cardiopulmonar (RCP).
Fernanda ressalta ainda que os protocolos de atendimento são constantemente atualizados. "As técnicas de primeiros socorros passam por revisões periódicas com base em evidências científicas. Um exemplo é a manobra de desengasgo, que recebeu atualizações importantes nos últimos anos para tornar o atendimento mais seguro e eficaz. Por isso, é fundamental que os profissionais participem de capacitações frequentes, aprendendo os protocolos mais atuais para agir corretamente até a chegada do atendimento especializado", explica.
A Lei nº 13.722/2018 recebeu o nome de Lei Lucas em homenagem a Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que faleceu em 2017 após sofrer um engasgo durante um passeio escolar. A tragédia mobilizou familiares e a sociedade, dando origem à legislação, que busca garantir que profissionais da educação estejam preparados para prestar os primeiros atendimentos em situações de emergência, aumentando as chances de preservar vidas até a chegada do socorro especializado.
