Tribunal de Contas coloca Limeira entre as 52 cidades mais efetivas do Estado; índice abrange 644 municípios
EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA
Levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) colocou Limeira entre as cidades paulistas mais efetivas em 2023. É o que aponta o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), do TCE, que mede a eficiência dos 644 municípios do Estado. Limeira recebeu nota B – Efetiva –, ficando entre as 52 cidades, de todo o Estado, com esse índice – somente 8% das cidades conseguiram esse resultado.
Secretário de Gestão Estratégica, André Basso explica que, diferente da maioria dos demais municípios, conforme o TCESP, Limeira vem se destacando como “Efetiva” desde 2019. “Esse trabalho começou em 2017, início da primeira gestão do prefeito Mario Botion, quando estruturamos o Departamento de Planejamento Estratégico e trouxemos o IEG-M para dentro do nosso Programa de Metas”, cita Basso.
“O resultado positivo dessa avaliação do TCE é fruto de um trabalho focado na eficiência da administração pública e da melhoria constante na infraestrutura do município em todas as áreas, tornando Limeira uma referência para o Tribunal de Contas e para o Estado. Além disso, estamos sempre em busca de alternativas eficazes e modernas para aprimorar a gestão municipal e a transparência pública”, afirma o prefeito Mario Botion.
“A criação do agente de Proteção e Defesa Civil, que efetivamos no ano passado, integra uma série de melhorias que contribuíram para os excelentes resultados do município junto ao TCE, em especial no índice de segurança das cidades”, destaca Botion. Recentemente, os novos agentes da Defesa Civil receberam a certificação de formação para o cargo.
REFERÊNCIA
O IEG-M analisa sete áreas: saúde, educação, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, segurança das cidades (Defesa Civil) e governança em tecnologia da informação – nesses dois últimos, Limeira conseguiu nota A (altamente efetiva) e foi o único município da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP) a obter esse índice. Além disso, somente Limeira e Corumbataí, da RMP, alcançaram a nota B.
Considerando-se os resultados das 644 cidades paulistas, somente 16 delas, incluindo Limeira, conquistaram nota A no índice de governança em tecnologia da informação, que abrange políticas de uso de informática e transparência, entre outros. Já no índice de segurança das cidades, com foco no trabalho da Defesa Civil, Limeira está entre as sete cidades do Estado a serem classificadas como altamente efetivas.
“O índice de 2023 consolida mais um excelente resultado da atual administração municipal. Limeira já havia sido, recentemente, elogiada em evento do próprio TCESP pela estrutura de controle e monitoramento da administração”, enfatiza André Basso.