Acessibilidade
23 de fevereiro de 2024

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura apresenta balanço de atividades

2023

Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura apresenta balanço de atividades
O Dia Mundial da Educação Ambiental é celebrado no dia 26 de janeiro. Para comemorar a data, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura traz uma retrospectiva do trabalho desenvolvido pelo departamento em 2023 e lança as primeiras campanhas de 2024, que estão relacionadas à economia de energia elétrica e água.
 
Em 2023, o Departamento de Educação Ambiental realizou 13 campanhas com enfoque na preservação ambiental, atingindo cerca de 30 mil pessoas presencialmente e 220 mil interações on-line. Participaram das atividades, grupos de estudantes e da terceira idade, servidores públicos, eco coletores e população em geral. 
 
Em seu plano de governo, o prefeito Mario Botion, tem como uma das prioridades a promoção de um meio ambiente equilibrado, o que tem se tornado realidade a partir das ações realizadas. As iniciativas promovidas na área de Educação Ambiental tem levado informação para toda a população sobre diferentes temas e refletido em programas como Município Verde Azul, conclui Botion.
 
Limeira foi certificada em 5º lugar, entre municípios com população de 100 mil a 499.999 habitantes, no Ranking Ambiental dos Municípios Paulistas, do Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Governo Estadual. 
 
A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura desenvolve o trabalho de Educação Ambiental por meio de temas e questões importantes como: energia, água, resíduos sólidos, arborização, proteção animal, sustentabilidade, mudanças climáticas, etc. 
 
Dentre as principais ações realizadas pela pasta em 2023 é possível destacar: projeto ReciclAção, Mês do Meio Ambiente, Julho Sem Plástico, Mês da Árvore, Abril Laranja (voltado aos temas de guarda responsável, maus-tratos a animais silvestres e domésticos), Natal Sustentável, dentre outros.
 
Conscientizar a população limeirense, sobre a participação de cada um como parte imprescindível no movimento de preservação e cuidado com o meio ambiente, por meio de mudanças simples no nosso dia a dia é um dos objetivos da Educação Ambiental. “O trabalho realizado deve ser permanente para gerar conscientização efetiva”, acrescentou a secretária da pasta, Simone Zambuzi.
 
Outro destaque do ano foi a alteração na legislação municipal que orienta sobre a política de educação ambiental, a Lei nº 6968/23, que altera dispositivos da Lei 5211 que instituiu a Política Municipal de Educação Ambiental, a qual passou por ajustes para tornar o programa municipal mais consistente e efetivo para atender as exigências do PMVA.
 
O trabalho de conscientização ambiental é primordial, fomentando o desenvolvimento de habilidades e cuidados com o meio ambiente.