17 de maio de 2024

Com mais de 120 pontos de coleta, campanhas do Agasalho e Agasalho PET são lançadas em Limeira

SOLIDARIEDADE

“O agasalho que você doa, aquece quem precisa”. Esse é o slogan da Campanha do Agasalho 2024, lançada nesta terça-feira (30) pelo Fundo Social, Prefeitura de Limeira e Central de Voluntários. Simultaneamente, houve o lançamento da Campanha do Agasalho PET, que receberá doações de roupinhas, cobertores, guias, coleiras e ração. A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, fez o anúncio das campanhas, em evento no Paço Municipal (Edifício Prada), que contou com a presença do prefeito Mario Botion, da vice-prefeita Erika Tank, dos vereadores Lu Bogo, Tatiane Lopes e Lemão da Jeová Rafá, além de voluntários, instituições e empresas parceiras da iniciativa.

No ano passado, foram arrecadadas mais de 163 mil peças na Campanha do Agasalho e segundo Roberta Botion, a intenção neste ano é superar essa marca. Para tanto, haverá 10 pontos de arrecadação pelo sistema drive-thru e mais de 120 pontos fixos de coleta, como shoppings, indústrias, escolas, igrejas, entre outros. “Nós nunca fazemos nada sozinhos, precisamos de multiplicadores. Então, fico muito feliz de ver a presença de todos vocês aqui hoje”, salientou Roberta.

O primeiro drive-thru será na semana que vem, dia 8 de maio, em frente da Padaria Tókio, no Parque Nossa Senhora das Dores. Já o dia D está marcado para 25 de maio, na Via Martim Lutero, na rotatória do Bairro dos Pires (entre Pires de Cima e Pires de Baixo). O término das campanhas será em 10 de julho.

Erika Tank destacou a importância da rede de voluntários e colaboradores nas campanhas. Os agentes de controle de zoonoses irão distribuir folhetos durante os mutirões contra a dengue. Já os grupos “Escoteiro Limeira” e “Escoteiros Tatuibi” vão atuar no dia D. E a exemplo de edições passadas, os atiradores do Tiro de Guerra farão a entrega de panfletos nos locais de drive-thru, além de auxiliar na triagem das peças. “Mais uma vez recebemos o chamado para fazer o bem”, afirmou. “Espero que os parceiros se multipliquem para alcançarmos o maior número possível doações, e assim, seguir cuidando”, complementou a vice-prefeita.

DESCARTE ZERO

O baixo índice de descarte da campanha do ano passado, de apenas 212 peças, foi observado por Botion. Ele relembrou que, no primeiro ano de campanha, o índice chegava a 25%. Porém, após a reestruturação do sistema de arrecadação, idealizada pela presidente do Fundo Social, o índice chegou a quase zero no ano passado. “As pessoas atualmente têm olhar mais apurado para escolher o que será doado, verificando se a peça está em bom estado”, frisou. O prefeito ainda parabenizou Roberta Botion pela dedicação à campanha e pela articulação dos parceiros.

Ao congratular todos os envolvidos, Lu Bogo falou sobre o “olhar de solidariedade” presente nas campanhas. “Da mesma forma que famílias em situação de vulnerabilidade social precisam dividir um cobertor, há pessoas que podem doar”, relatou.

Também prestigiaram o evento, a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, os secretários Reinaldo Buck Belussi (Meio Ambiente e Agricultura) e Sérgio Moreira (Comunicação Social), o subtenente Eliezer Orlandi, chefe da instrução do Tiro de Guerra, o primeiro-sargento e instrutor do Tiro de Guerra, Renato Santos de Paula, e ainda, João da Cunha Barbosa (CCS), João Pedro Sierra (West Farm), Dayse Albertine (Escoteiros Tatuibi), Angelo Combrino e Rosangela Bezerra (Escoteiro Limeira), Luciane Sampaio (Gpac), Edson Ricardo (igreja Sara Nossa Terra), entre outros.

AGASALHO PET

Lançada no ano passado, a Campanha do Agasalho PET arrecadou até o momento, 6 toneladas de ração e mais de mil peças, entre roupinhas e camas para cães e gatos. A iniciativa tem o envolvimento da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, clínicas veterinárias, petshops e casas agrícolas.

SERVIÇO:

Informações completas das campanhas podem ser acessadas por meio dos links:

www.limeira.sp.gov.br/campanhadoagasalho

www.limeira.sp.gov.br/campanhadoagasalhopet