Comad promove 4ª Conferência Municipal Antidrogas com enfoque na prevenção e reintegração social
POLÍTICAS PÚBLICAS
O Conselho Municipal Antidrogas (Comad) de Limeira promoveu nesta terça-feira (10), a 4ª Conferência Municipal Antidrogas, com o tema “Recomeçar é sempre possível”. O evento, realizado na Câmara Municipal, teve como objetivo fortalecer o diálogo entre a população, o Comad e o poder público para criação de políticas públicas eficazes na prevenção à dependência química
O prefeito Mario Botion participou da cerimônia de abertura, que contou com a presença da presidente do Comad, Miriam Teresa de Souza, do comandante da 1ª Cia da PM de Limeira, capitão Herlon de Paula, da jornalista Nair Beck, do motorista-socorrista do Samu, Francisco Lima, e do coordenador do Caps AD, Pedro Henrique Rodrigues. O cerimonial foi conduzido por Aline Lourenço, do Comad, que também atuou na coordenação do evento.
Botion parabenizou os conselheiros pela organização da conferência, destacando a relevância do tema. Ele também falou sobre a necessidade da busca por mais recursos nos âmbitos estadual e federal para fortalecer a prevenção e enfrentamento às drogas. “A Secretaria de Saúde tem se empenhado em acolher as pessoas com dependência química, a exemplo do trabalho desenvolvido pelo Caps AD”, afirmou. “É fundamental que essa luta receba o apoio da sociedade e das demais esferas governamentais para promover a recuperação e a reintegração social”, completou.
A presidente do Comad ressaltou que a dependência química é uma doença, embora ainda haja resistência em grande parte da sociedade a essa compreensão. “Nossa intenção hoje é reunir a sociedade civil para discutir ações de prevenção e recuperação, oferecendo alternativas para aqueles que desejam mudar de vida”, afirmou Miriam.
A enfermeira da Secretaria de Saúde, Karina Davoli Schnoor, o chefe do Setor de Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Douglas Robinho, o representante da Associação Social Projeto Cidadão, Marcio Groeschel, o chefe do Setor de Prevenção ao Uso de Drogas da prefeitura, Altair Góes de Santana, a integrante da Rede Elza Tank, Marina Alencar, e a psicóloga Edilaine Prado também compareceram ao evento.