Prefeito recebe representante da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo

Encontro ocorreu na última semana, no Edifício Prada, em Limeira

Compartilhe
Prefeito recebe representante da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo
O prefeito de Limeira, Murilo Félix, recebeu na última semana, no Edifício Prada, a secretária executiva adjunta da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial de São Paulo, Elaine Gomes de Lima. Também participaram da reunião o secretário de Cultura, Bruno Bortolan, a diretora de Promoção da Igualdade Racial de Limeira, Ana Luísa Hebling, a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Helenice Magalhães, e a vereadora Bruna Magalhães.
 
O encontro teve como objetivo debater políticas públicas voltadas ao combate ao racismo e à promoção da igualdade racial em Limeira. Elaine Gomes apresentou projetos desenvolvidos na capital paulista e compartilhou soluções que vêm trazendo resultados positivos, como parcerias com a UNESCO.
 
Murilo Félix avaliou a reunião como produtiva e destacou que as experiências bem-sucedidas podem ser adaptadas à realidade local. “Vamos trabalhar intensamente para que a nossa cidade seja uma referência no combate ao racismo”, afirmou o prefeito.
 
Em maio, com a Reforma Administrativa, Murilo Félix instituiu em Limeira o Departamento de Promoção da Igualdade Racial, considerado um marco institucional para o município. A nova estrutura reforça o compromisso da administração no enfrentamento ao racismo e tem atuação intersetorial, com fortalecimento e sustentação institucional, além de orçamento próprio e investimento previsto para o próximo ano.
 
Na área da educação, o tema é trabalhado em formações continuadas com profissionais da rede municipal. Entre as iniciativas está o curso “Diversidade Cultural e Educação Antirracista na Prática”, ministrado pela doutora em Educação Helenice Magalhães, que prepara os educadores na criação de um ambiente escolar inclusivo, enfrentando desigualdades educacionais e promovendo equidade entre alunos brancos, negros e indígenas.
 
O secretário de Cultura, Bruno Bortolan, também destacou a relevância do encontro. “A troca de conhecimentos é fundamental para aprimorarmos a nossa gestão. A secretária Elaine trouxe as melhores práticas dessa área em uma das maiores metrópoles do mundo”, afirmou.
 

Conteúdos Relacionados