11 de janeiro de 2025

Programa municipal de controle de água vence 13º Prêmio David Capistrano; Limeira teve destaque com 12 projetos selecionados

CONGRESSO DE SECRETÁRIOS DE SAÚDE

Compartilhe
Programa municipal de controle de água vence 13º Prêmio David Capistrano; Limeira teve destaque com 12 projetos selecionados

O Programa Municipal de Vigilância da Qualidade da Água, Viságua, da Prefeitura de Limeira, foi um dos 15 vencedores do 13º Prêmio David Capistrano. O anúncio ocorreu na sexta-feira (19), no encerramento do 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado semana passada em Santos. 

 A dimensão desse resultado, segundo o prefeito Mario Botion, pode ser observada pelo grande número de propostas participantes. “O programa Viságua foi aclamado dentre 1.687 trabalhos inscritos, de 149 cidades”, frisou. Além disso, ele salientou que, das 12 propostas encaminhadas pela Secretaria de Saúde ao congresso, todas foram selecionadas para participar da 20ª Mostra de Experiências Exitosas.

 

VISÁGUA

Criado pela Divisão de Vigilância Sanitária no ano passado, o Viságua é uma iniciativa pioneira em todo estado de São Paulo para o controle da qualidade da água nas fontes alternativas de abastecimento, conhecidas como poços artesianos. Atualmente, 120 pontos de captação alternativa são fiscalizados mensalmente pelo programa.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Renata Martins, a iniciativa surgiu da constatação de que estabelecimentos residenciais, comerciais e chácaras de recreio que usam fontes alternativas para consumo humano, preparo de alimentos e atividades de prestação de serviço, não atendem aos padrões mínimos de potabilidade exigidos pela legislação sanitária. 

No âmbito estadual, o Viságua complementa o Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Proágua), com o monitoramento em diversos pontos da rede de abastecimento gerenciada pela BRK Ambiental.

 

COMEMORAÇÃO

 

O Viságua foi uma dos 12 trabalhos bem-sucedidos da Prefeitura de Limeira apresentados na 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios - evento que ocorreu simultaneamente ao congresso. O secretário de Saúde, Vitor Santos, destacou o mérito das boas práticas adotadas na Rede Municipal de Saúde de Limeira, selecionadas para a Mostra. “Todos os 12 projetos são experiências positivas, que servem de exemplo a outros municípios”, afirmou.

A vice-prefeita, Erika Tank, também celebrou o resultado. "O êxito dos projetos de Limeira nesse congresso reforçam o trabalho muito positivo que o nosso governo realiza na área de saúde", afirmou Erika. 

As iniciativas são pertinentes aos setores de assistência farmacêutica; atenção básica; gestão de pessoas, trabalho e educação permanente; gestão em saúde; participação social; promoção em saúde; regulação e redes de atenção à saúde; saúde mental, álcool e outras drogas; vigilância em saúde; tecnologia e inovação; mudanças climáticas e práticas integrativas complementares. 

 

COSEMS

 

O congresso foi organizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP), com apoio do Ministério da Saúde. A iniciativa recebeu mais de 3.330 participantes, de 328 cidades. “Tivemos a oportunidade de divulgar ações que impactaram positivamente a vida da população na área de saúde”, destacou o assessor-executivo de Saúde, Alexandre Ferrari, que esteve pessoalmente no evento, acompanhado das diretoras Renata Martins (Vigilância Sanitária), Maria Fernanda Olívio Dionizio (Urgência e Emergência) e Faedra Rosada (Atenção Primária à Saúde). 

 

Confira os demais trabalhos de Limeira selecionados para o Congresso

 
1) Adesão à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde de Adolescentes Privados de Liberdade;
2) Impacto do uso de implante contraceptivo em mulheres vulneráveis e taxa de gravidez na adolescência;
3) Estratégias para a implantação do serviço residencial terapêutico e desinstitucionalização;
4) Manejo de capivaras na reclassificação de área para controle da febre maculosa;
5) Unidade de Referência do Coronavírus (URC) e mitigação de danos na pandemia de Covid-19;
6) Experiência da primeira Unidade Básica de Saúde 100% informatizada no município de Limeira;
7) O projeto FOCAIN: Uma triangulação entre academia, profissionais e gestão da saúde de Limeira;
8) Roda de conversa sobre uso cultural da fitoterapia entre participantes da horta comunitária;
9) Luz aos invisíveis: Um olhar humanizado e interdisciplinar na Atenção Básica no município de Limeira;
10) Prevenção das assimetrias cranianas e torcicolo postural nos territórios assistidos pela equipe NASF;
11) Utilização da ficha espelho da caderneta da pessoa idosa em grupos de atividades físicas do NASF.