Secretaria de Esporte atende mais de 7 mil alunos por mês

ATIVA E SAUDÁVEL

Compartilhe
Secretaria de Esporte atende mais de 7 mil alunos por mês

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, atendeu em 2023, cerca de 7.800 alunos por mês em diferentes espaços localizados no município. Os mais de 5 mil alunos que frequentam os centros esportivos se uniram a outros 2,3 mil atendidos por meio do chamamento público – assinado em janeiro deste ano, mas que é uma realidade em Limeira, desde 2017. O número total de alunos abrange modalidades que atendem de crianças a grupos de terceira idade.

No total, os centros esportivos oferecem 27 modalidades – sendo sete delas PCD (Pessoa com Deficiência). Destaque para aulas de alongamento, basquete, biribol, corrida, futebol, futsal, ginástica, handebol, hidroginástica, judô, LPF (Low Pressure Fitness), natação, voleibol e yoga. A modalidade PCD oferece ciclismo, ginástica rítmica, hidroginástica, natação, futebol, vôlei sentado e atletismo. Já o chamamento, que atende a crianças e adolescente a partir dos 7 anos, conta com aulas de atletismo, atletismo PCD, basquete, futsal, ginástica artística e rítmica, handebol, jiu-jitsu, karatê, kung-fu, muay thai, natação, tênis, voleibol e xadrez.

Enquanto os centros esportivos contam com profissionais da Secretaria de Esporte, o chamamento atende ao marco regulatório, e tem a participação de entidades interessadas que recebem recursos para ofertar aulas. Neste ano, foram disponibilizados R$ 2,7 milhões para o incentivo à prática esportiva. “Esse projeto está inserido no programa Limeira Ativa e Saudável e permite a descentralização do esporte. É dessa forma que nossas crianças e jovens podem se tornar futuros atletas a longo prazo”, disse Botion. Ele lembra que o trabalho das entidades no incentivo ao esporte é de extrema importância, além do papel da Câmara Municipal na distribuição de emendas para a área.

CHAMAMENTO

Para participar do chamamento, as entidades precisam oferecer projetos voltados para a iniciação e desenvolvimento motor geral de crianças e adolescentes por meio da prática de atividades desportivas e físicas orientadas. Elas também precisam apresentar o rendimento desportivo, de forma técnica e metodológica, na área do treinamento desportivo, atendendo equipes e atletas de acordo com a especificidade de cada modalidade, entre outros quesitos. No caso do paradesporto, praticado por atletas com deficiência, de forma adaptada ou não, a entidade precisa promover o acesso à prática regular do esporte e do lazer.

Secretário da pasta Luiz Augusto Zanon define o chamamento público como um momento marcante para o esporte de Limeira. “Desde 2017, o governo Mario Botion implantou o chamamento público, o que estabeleceu em Limeira uma efetiva política de esporte para oportunizá-lo a crianças e adolescentes. Ao longo dos anos é perceptível o número de crianças e adolescentes inseridos nas mais diferentes modalidades que oferecemos no município”, afirmou.

AULAS

O período de inscrições para as aulas oferecidas pela secretaria de Esporte e Lazer será divulgado nos próximos dias. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3404- 9710 ou na própria secretaria que fica no Paço Municipal - Rua Prefeito Doutor Alberto Ferreira, 179 - Centro.