09 de janeiro de 2025

Outubro Rosa

Compartilhe
015_653_Site 2023_OutRosa
 
O que é o Outubro Rosa?
 
É um movimento popular que envolve cidades de todo mundo na luta contra o câncer de mama. Sua marca é a iluminação monumentos e prédios públicos. A importância da campanha é a conscientização da prevenção através do diagnóstico precoce.
 
Para prevenir o câncer de mama, é fundamental ter uma alimentação saudável e praticar atividade física regularmente, além de avaliar periodicamente a saúde das mamas. Confira a seguir as dúvidas mais frequentes sobre o assunto e suas respostas.
 
O que é mamografia?
 
É o exame-padrão para o diagnóstico de câncer de mama, que permite detectar o tumor em fase inicial, quando mede milímetros e ainda não é palpável.
 
Quando a mamografia de rotina deve ser iniciada?
 
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) recomenda que ela seja feita a cada dois anos, dos 50 anos aos 69 anos faixa de maior incidência de câncer de mama.
 
Antes dos 50 anos, que exames são aconselhados?
 
O autoexame mensal e a palpação anual por um profissional de saúde. Em caso de alterações, como caroço, retração de pele, mudança no formato, na textura ου no tamanho da mama, inversão do mamilo OU saída de secreção, o médico pode solicitar uma mamografia para diagnóstico.
 
E se houver histórico de câncer de mama na família?
 
Quando um ou mais parentes em 1º grau tiveram a doença, em especial se for antes da menopausa, a indicação é iniciar a avaliação dez anos antes da idade em que o câncer de mama surgiu no familiar.
 
Por que a mamografia aperta tanto as mamas?
 
Para separar as estruturas internas e torná-las mais visíveis.  No período pré-menstrual a sensação é mais dolorosa. Procure marcar exame depois da menstruação. 
 
É verdade que a mamografia não é o melhor exame para quem tem mamas densas?
 
Sim. nesses casos, a visibilidade nem sempre é boa, sendo a ultrassonografia um exame complementar, pois ela permite diferenciar nódulos líquidos e sólidos, além de ver tumores não observados mamografia.
 
Mulher com prótese de silicone pode fazer mamografia?
 
Sim, pode. A mulher com prótese na mama deve avisar o agendador e o técnico que realizará o exame, pois nem todo serviço está preparado para realizar tal exame, já que a técnica é diferente.
 
O que pode ser feito para a doença ser prevenida?
 
Manter uma boa qualidade de vida, saudável com alimentação e exercícios físicos, evitar bebida alcoólica, cigarro e fugir dos quilos a mais, em especial depois da menopausa. Ter filhos antes de 35 anos e amamentá-los também ajuda a proteger a mulher.
 
Fique atenta a alterações nos seus seios e consulte seu médico regularmente
 
Como fazer o autoexame da mama 
auto exame_mama_01
1- Em frente ao espelho, com os braços abaixados ao longo do corpo, verifique se há alterações nas mamas.
auto exame_mama_02
2- Em frente ao espelho, levante os braços, coloque as mãos na cabeça e observe se ocorre alguma mudança no contorno das mamas ou no bico.
auto exame_mama_03 3- Em frente ao espelho, repita a observação com as mãos na cintura e apertando-a.
auto exame_mama_04
4- Deitada, coloque a mão esquerda atrás da cabeça e deslize OS dedos indicador, suavemente em movimentos circulares pela mama esquerda, axila esquerda.
auto exame_mama_05
5- Repita o movimento usando a mão direita para examinar a mama direita e acima das mas mamas. Deitada, esprema o mamilo delicadamente e observe se sai qualquer secreção.
 
Atenção! A observação de alterações na pele ou no bico da mama, de nódulos ου espessamentos, e de secreções mamárias, não significa necessariamente a existência de câncer.
 
O hábito de realizar o autoexame mensalmente fará com que você conheça a sua mama, identificando rapidamente qualquer alteração.
 
Importante: Ao perceber qualquer alteração nas mamas, procure uma unidade de saúde. O autoexame deve ser realizado uma vez por mês, na semana seguinte ao término da menstruação. As mulheres que não menstruam devem determinar um dia específico para repetir o autoexame todo o mês.
 
O autoexame não é um método diagnóstico e não substituí a avaliação do médico. A mamografia é um eficiente método de detecção precoce. Por isso, procure sempre um profissional de saúde (médico ou enfermeiro) para solicitar o exame.
 
Observar:
Observar_1 - Alteração na cor da pele
Observar_2 - Temperatura da pele
Observar_3 - Aspecto de casca de laranja
Observar_4 - Caroços
Observar_5 - Pele repuxada na axila e região acima das mamas
Observar_6 - Depressão da pele
 
015_653_Site 2023_Rodape
 

Novembro Azul

015_653_Site 2023_NovAzul

 
O que é a próstata?
 
É uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). A próstata não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Sua função é produzir um líquido que compõe parte do semen, que nutre e protege os espermatozoides.
 
Quais são exames utilizados para investigar o câncer de próstata?
 
- Exame de toque retal
 
O médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto.
 
Localização da próstata: Como é feito o exame:
exame toque_1 exame toque_2 exame toque_3 exame toque_4
 
- Exame de PSA
 
É um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela Próstata - Antígeno Prostático Específico (PSA).
 
Que sintomas podem indicar um câncer de próstata? 
 
• Dor lombar;
• Problemas de ereção;
• Dor na bacia ou joelhos e 
• Sangramento pela urina.
 
É possível descobrir câncer de próstata em pessoas que não apresentam sintomas?
 
A maioria dos cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável. Em homens acima de 50 anos pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de PSA para saber se existe um câncer de próstata sem sintomas.
 
Ter um dos exames alterados implica em ter câncer de próstata?
 
Não. O toque retal identifica outros problemas além do cancer de próstata e é mais sensível em homens com algum tipo de sintoma. O PSA tende a aumentar de acordo com o avanço da idade. Cerca de 75-80% dos homens com aumento do PSA não tem câncer de próstata.
 
Qual exame confirma o câncer de próstata?
 
Para confirmar a doença é preciso fazer uma biopsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.
 
O que um homem com mais de 50 anos deve fazer?
 
Deve procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa.
 
O câncer de próstata pode ser prevenido?
 
Manter uma alimentação saudável, não fumar, ser fisicamente ativo e visitar regularmente seu médico contribui para a melhoria da saúde em geral e pode ajudar na prevenção deste câncer.
 
Este tipo de câncer é hereditário?
 
Menos de 10% dos cânceres de próstata tem algum componente hereditário. Quanto mais jovem homem em quem o câncer for detectado, maior a probabilidade de haver um componente hereditário.
 
015_653_Site 2023_Rodape