Blitz educativa orienta 150 motoristas sobre descarte de resíduos e prevenção às queimadas
MEIO AMBIENTE
Conscientizar a população sobre a importância da destinação correta de resíduos sólidos e os problemas ambientais causados pelas queimadas. Esses foram os objetivos da blitz educativa realizada ontem (24), no bairro Geada. Organizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, com apoio de agentes de trânsito e de integrantes do Pelotão Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM), a ação fez parte do Mês de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente.
Aproximadamente 150 motoristas que passavam pelo local foram abordados pela blitz e ganharam folhetos sobre os riscos do descarte inadequado de lixo. Eles também receberam orientações quanto à necessidade de separação dos materiais para reciclagem: papel, plástico, vidro e metal. Para tanto, os folhetos apresentavam o endereço de todos os ecopontos da cidade e informações sobre o tipo de resíduo que deve ser descartado nesses locais.
“A prática do descarte irregular de lixo nas vias públicas polui o Meio Ambiente e causa o entupimento das galerias de águas pluviais, resultando em alagamentos”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Reinaldo Buck Belussi. Ele observou, ainda, que além da contaminação da água e do solo, os materiais inservíveis podem acumular água, ocasionando a proliferação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya), além de vetores de outras doenças.
QUEIMADAS
Frequentes nesta época do ano, as queimadas e suas consequências também foram abordadas durante a blitz. As queimadas, de acordo com Belussi, liberam substâncias tóxicas, como monóxido de carbono e partículas finas, que podem agravar problemas respiratórios e afetar especialmente a saúde de crianças e idosos. “Além dos danos à saúde humana, as queimadas destroem a vegetação, empobrecem o solo e contribuem significativamente para o aquecimento global”, comentou o secretário.
DENÚNCIAS
A população foi incentivada a colaborar ativamente na proteção ao Meio Ambiente. Denúncias sobre descarte inadequado de resíduos e de queimadas podem ser enviadas à GCM pelo telefone 153, para o e-Ouve 156, e para o Setor de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, pelo número 3442-9628.