Bibliotecas nas Escolas
O acesso ao livro e à leitura é fundamental na idade escolar, não apenas para pesquisas e trabalhos escolares, mas para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e para a formação de leitores. Portanto, é necessário fazer com que as bibliotecas das escolas tenham um bom acervo, infraestrutura adequada e atendimento de qualidade que envolva, também, a capacitação do profissional responsável pela biblioteca e do público atendido (professores, alunos e funcionários).
Tendo em vista a Lei nº 12.244, de 24 de maio de 2010, que determina a obrigatoriedade das bibliotecas escolares nas instituições de ensino com o bibliotecário, a Secretaria Municipal da Educação está fomentando a elaboração de projetos em cada unidade escolar para a reestruturação das bibliotecas escolares. O objetivo dos projetos não se restringe somente ao cumprimento da lei quanto ao estabelecimento de padrões mínimos para o funcionamento da biblioteca escolar, mas também objetiva a aproximação da comunidade escolar com esse novo espaço, integrando-se à escola e fomentando ações educacionais e culturais.
A EMEIEF Maria Thereza Silveira de Barros Camargo foi a primeira unidade escolar a concluir o projeto de reestruturação de sua biblioteca, que recebeu o nome “Hora do Saber”, e já está funcionando dentro dos padrões adequados para atender alunos e professores.