Festival Nacional de Teatro 2023
Confira a programação:
ESPETÁCULO: SOU CAIPIRA, IBIRÁ, PÓRA
DIA 19 DE AGOSTO, SÁBADO, ÁS 11H.
LOCAL: PRAÇA TOLEDO BARROS
GRUPO: CIA ARTE DAS ÁGUAS
CIDADE: IBIRÁ - SP
O espetáculo ‘Sou Caipira, Ibirá, Póra’ é um musical brasileiro que retrata o artista e a criação, assim como o universo da cultura caipira raiz do interior paulista, perpassando temas como homofobia, machismo estrutural e desvalorização da arte. O pano de fundo é a descoberta das águas milagrosas de Ibirá, com seus poderes de cura. O espetáculo busca desmistificar a visão estereotipada do interiorano - muitas vezes citado pejorativamente como jeca, matuto, vagabundo, trapaceiro, ressaltando a sua importância para a construção da sociedade atual e reverenciando o artista do interior paulista. Com Antonio Buca, Duda Silva, Laisa Anselmi, Rian Gimenes e Victor Castione. Direção de Luiz Carlos Laranjeiras.
ESPETÁCULO: XINFRIM
DIA 19 DE AGOSTO, SÁBADO, ÀS 19H30min
LOCAL: PRAÇA JOÃO SOARES POMPEO (PRAÇA MARIA BUZOLIN)
GRUPO: CIA PÉ DE CANA
IRACEMÁPOLIS - SP
Depois de viajar um ano e percorrer treze estados brasileiros, essa trupe mambembe vem através desse espetáculo contar histórias que viveu no decorrer das suas andanças. Num roteiro rabiscado em papel de pão e por meio da linguagem circense, da música e do palhaço, eles mostram um pouco da bagagem que acumularam pelos caminhos, compartilhando de forma poética e divertida essas experiências com o público. Com Dênis Menezes, Hugo Dellariva e Suelen Zacharias. Direção coletiva.
ESPETÁCULO: AS ESPERTEZAS DE ARLEQUIM
DIA 22 DE AGOSTO, ÀS 10h.
LOCAL: E. E. PROF. PAULO CHAVES.
GRUPO: ARTE DA COMÉDIA
CURITIBA - PR.
O velho Pantaleão quer casar com Ricciolina, Arlequim, seu criado também está apaixonado por ela, mas Ricciolina não quer nenhum dos dois. Arlequim apaixonado, prepara uma armadilha para tirar seu patrão Pantaleão do seu caminho e poder conquistar Ricciolina. Entre muitas peripécias, confusões e acrobacias, Arlequim demonstra suas espertezas, dando uma lição no avarento Pantaleão e conquistando o coração de Ricciolina num final surpreendente. Com Marcelo Felczac, Joseane Berenda e Wenri Bueno. Direção de Roberto Innocente.
ESPETÁCULO: EXEMPLOS DE BASTIÃO
DIA 23 DE AGOSTO, ÀS 14h.
LOCAL: E.E.PROFª MARGARIDA PAROLI SOARES
GRUPO MAMULENGO SEM FRONTEIRAS
BRASILIA - DF
O espetáculo se configura com um mamulengueiro e um trio de forró pé de serra para dar ritmo e alegria as brincadeiras dos bonecos e a participação direta do público presente. No espetáculo, Exemplos de Bastião, o grupo retrata a dramática e brilhante história do herói Bastião, um Palha de folia de reis, que se mete em grande confusões com o capitão João redondo, Cabo Zé Setenta, Padre João Sem Cuidado e até com os bichos do Além para casar com a linda e Maravilhosa Rosinha do Bole Bole. Para finalizar a brincadeira, além do casamento de Bastião com a Rosinha temos um Batizado que se transforma em uma grande festa embalada pelos brincantes e público presente. Com Walter Cedro, Wagner Nascimento, Keijin Rocha e Bião Cedro. Direção de Walter Cedro.
ESPETÁCULO: VIKINGS E O REINO SAQUEADO
DIA 24 DE AGOSTO, ÀS 14h.
LOCAL: PRAÇA TOLEDO BARROS
GRUPO: CIA OS PALHAÇOS DE RUA.
LONDRINA - PR.
Os palhaços Batata Doce e Turino estão agora imersos na cultura nórdica e se apresentam como atrapalhados guerreiros vikings voltando a seu reino após terem realizado grandes viagens e desastrosas batalhas pelo mundo. Ao chegarem a seu reino, se deparam com sua rainha destituída e o trono tomado por Duques. O desafio dos Palhaços-Vikings é retirar os Duques do poder e devolve-lo para o povo. Para isso, vão se utilizar de suas ferramentas circenses construindo um espetáculo de circo e teatro de rua junto ao público presente. Com Adrian Gouvella e Lucas Turino. Direção coletiva Cia Os Palhaços de Rua.
ESPETÁCULO: CIRQU&TAL
DIA 25 DE AGOSTO, ÀS 13h.
LOCAL: E.E.WILLIAM SILVA
GRUPO: MB CIRCO
PIRACICABA - SP.
Quando quatro palhaços se encontram e resolvem fazer o seu próprio cabaré, o mundo do circo vira de cabeça para baixo. Apresentando diversas habilidades circenses, esses atrapalhados artistas provocam o riso e o encantamento do público com música, clássicos do circo e também trapalhadas originais. Com Dani Maimoni, Bruno Perusi, Junior Taz e Du Salzane, Direção Coletiva MB Circo.
ESPETÁCULO: MELODRAMAS DE PICADEIRO
DIA 26 DE AGOSTO, ÀS 11h.
LOCAL: HORTO FLORESTAL
GRUPO: RABUGENTOS CIA TEATRAL
SERTÃOZINHO - SP.
Uma trupe circense está na cidade apresentando seu espetáculo, reunindo palhaço, mágico, domador, acrobatas, malabaristas e toda magia do circo tradicional. A peça começa na segunda parte desse espetáculo, com circo teatro clássico, um melodrama de picadeiro encenado pela companhia circense, Coração Partido. Uma linda história de amor entre um jovem de família rica e tradicional e uma donzela indefesa, pobre e sofredora. Dos conflitos familiares, da intolerância e todas as consequências dessa paixão proibida surge uma comédia marcada pelas confusões, desencontros e falta de preparo desse elenco improvisado. Com Gilberto Bellini, Juliano José, Renan Urizzi, Otávio Sarti e André Teixeira. Direção de Gilvan Balbino.
SEGUE ENDEREÇO E LOCAIS DAS APRESENTAÇÕES:
- Professor Paulo Chaves - R. Basílio de Souza, 333 - Jardim Caieira;
- E. Prof. William Silva - R. Dário Roland, 234 - Parque Novo Mundo;
Praça Toledo Barros S/nº - Centro;
Praça João Soares Pompeo ( Maria Buzolin) - Jardim Piratininga;
Horto Florestal - Via Prefeito Jurandyr Paixão de Campos Freire, km 4, s/n - Tatu;
E.E. Profa. Margarida Paroli Soares - R. Túlio Taques de Lemos - Parque das Nações (Bairro Ibirapuera).