Conferência debate políticas públicas para a população idosa
PARTICIPAÇÃO

O vice-prefeito Fabiano D’Andréa e o presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, participaram nesta quarta-feira (21) da cerimônia de abertura da 3ª Conferência Municipal dos Direitos do Idoso. Neste ano, os debates giraram em torno do tema "Envelhecimento Multicultural e Democracia: urgência por equidade, direitos e participação". O evento foi realizado pelo Ceprosom, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI), na sede do CAMPL-Patrulheiros, na Vila Jacon.
Também compareceram à solenidade, a presidente do CMDI, Elizabete Jacon, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, os vereadores Mara Isa Mattos Silveira, Isabelly Carvalho e Marcelo Rossi, o presidente do CAMPL, José Luís Risso, o representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sérgio Sterzo, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ana Maria Sampaio, além de conselheiros, idosos e população em geral.
Elizabete Jacon agradeceu a presença de todos e afirmou que a conferência é um espaço de reflexão e debate para a construção de propostas voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa. Ela observou que a atual edição marca a retomada das conferências, suspensas em 2019, em razão da pandemia de coronavírus. “Precisamos seguir trabalhando para que os idosos tenham uma vida diga e sejam tratados com respeito”, frisou.
Dimas Peruzza, por sua vez, falou sobre a importância de eventos como a conferência para fortalecer os direitos e ampliar a rede de proteção aos idosos. "Espero que esse encontro traga muitas novidades para que possamos cuidar dos idosos como eles realmente merecem”, disse.
Representando o prefeito Murilo Félix, Fabiano D’Andrea destacou as ações da atual gestão voltadas à terceira idade. Entre elas, o investimento de R$ 7 milhões na reforma e ampliação do Centro do Idoso. As obras no local, que estava fechado desde 2020, começaram em março e a previsão de entrega é de 12 meses.
O vice-prefeito também citou os esforços para a criação em Limeira do Centro de Tratamento para a pessoa com Alzheimer, iniciativa que conta com envolvimento dos vereadores Mara Isa Mattos Silveira e Marcelo Rossi. “São projetos que demonstram respeito e garantem tratamento digno a quem tanto fez por nós”, salientou. “Contem com a prefeitura para criação de novas políticas públicas para nossos idosos”, completou. De acordo com o Censo de 2022, o município abriga 52.574 pessoas com 60 anos ou mais (o equivalente a 18% dos habitantes). Desse total, 6.793 têm mais de 80 anos.
A cerimônia de abertura contou, ainda, com apresentação musical do casal de idosos, Idelazir e João Maria Ribeiro. Como forma de acessibilidade, todo o evento foi interpretado na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Na sequência, o público assistiu à palestra da jornalista e especialista na área social, Kelen Garcia.
Amanhã (22), acontece o segundo dia de conferência, no mesmo local, a partir das 8h, quando todas as propostas serão apreciadas e votadas. Também ocorrerá a escolha dos delegados que irão representar Limeira na conferência estadual.