27 de janeiro de 2025

Prefeitura entrega obras do Palacete Tatuibi e da Praça Vitório Bortolan Filho

HISTÓRIA

Compartilhe
Prefeitura entrega obras do Palacete Tatuibi e da Praça Vitório Bortolan Filho

O prefeito Mario Botion e a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, inauguraram na manhã desta quinta-feira (12) as obras de restauração e revitalização de dois marcos históricos: o Palecete Tatuibi e a Praça Vitório Bortolan Filho – ambos localizados no Centro da cidade. Participaram da entrega, a coordenadora da MRV, Sofia Fontoura Reis Ribeiro, o diretor-presidente da Unimed, Alcy de Castro Mello, integrantes da família Bortolan, entre eles, Nadir, Caio e Bruno Bortolan, a vereadora Lu Bogo (representando a Câmara Municipal), os secretários José Farid Zaine (Cultura), Matias Razzo (Urbanismo), Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos) e Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura), além de outras autoridades.

No início do século 20, o Palacete Tatuibi foi residência do casal Maria Thereza de Barros Camargo e dr. Trajano de Barros Camargo. Mais tarde, abrigou a Câmara Municipal (de 1960 a 1997) e outras repartições públicas, até o seu fechamento em 2006. Botion destacou que o Palacete e a Praça, assim como o Centro Aquático Alberto Savoi – entregue no sábado (7) – são referenciais que permearam a vida de Maria Thereza. É uma grande satisfação entregar essas obras hoje, que trazem consigo a memória de Limeira”, afirmou.

Com investimento de mais de R$ 6 milhões, a recuperação do Palacete foi realizada sem necessidade de recursos da prefeitura, graças a dois mecanismos legais de financiamento. Dessa maneira, a primeira fase da obra foi executada pela Unimed (outorga onerosa) e a segunda, pela MRV (contrapartida). “Agradeço à Unimed e à MRV pela parceria que possibilitou a recuperação desse prédio tão importante”, salientou. Botion anunciou, ainda, que o Palacete irá abrigar o Museu-Casa Maria Thereza de Barros Camargo, como forma de preservar o legado de uma das primeiras prefeitas do Brasil.

Farid falou sobre a emoção de participar da entrega das obras. “É um momento histórico” – afirmou. Segundo ele, a restauração do Palacete preservou ao máximo as características originais do imóvel, sobretudo dos vitrais, do piso hidráulico e das imensas janelas de madeira. Todo o projeto recebeu aval do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Limeira (Condephali). O secretário de Cultura também comentou sobre a proposta de instalar o Museu-Casa no local. “Estamos devolvendo hoje à população limeirense um espaço espetacular e que será destinado à Cultura”, enfatizou.

A parceria entre o setor público e privado foi destacada pelo diretor-presidente da Unimed, como forma de preservar a “memória coletiva” da cidade. “É uma grande felicidade ver duas grandes obras concluídas, a ampliação do hospital Unimed, e como contrapartida, o restauro do casarão”, relatou Mello. A coordenadora da MRV, Sofia Ribeiro, agradeceu a oportunidade de estabelecer a parceria com a prefeitura, que também viabilizou outras obras pelo sistema de outorga onerosa, como a construção da UBS Campo Belo.

 

Praça Vitório Bortolan Filho

Executada com recursos do Finisa, a revitalização da Praça Vitório Bortolan Filho contemplou a troca de pisos e da iluminação, reformulação do sistema elétrico e hidráulico, novo paisagismo, entre outras melhorias. Convidado para falar em nome da família, Bruno Bortolan fez questão de agradecer a recuperação da praça. “Esse projeto faz parte de algo muito maior, a revitalização do Centro de Limeira, que agora inclui o Bosque, a Praça, o Palacete e o Centro Aquático Alberto Savoi, tudo integrado e executado com muito capricho”, salientou. “Muitos noivos tiravam fotos nesta praça, que agora voltará a ter vida”, concluiu.

Também compareceram à cerimônia, os arquitetos Maxwell de Campos e Alessandra Argenton, responsáveis pelos projetos de restauro do Palacete, respectivamente, da primeira e da segunda etapa, Hudson Mundin Machado (Construtora Mundin), Juliana Binotti (Condephali), Adriana Pessatte Azzolino (Diretora de Memória e do Centro de Ciências), Cristina e Heloísa Savoi, Hélio Okamoto (Associação Engenheiros e Arquitetos - AEAL), os secretários municipais, Edison Moreno Gil (chefe de Gabinete) e Marcela Siscão (Habitação), além de diretores e servidores de diversas pastas, como Tikara Okawada (diretor de Manutenção de Obras e Serviços Públicos).

História

O Palacete Tatuibi foi originalmente projetado como uma casa de veraneio no início do século 20, mas passou por várias modificações ao longo dos anos. De acordo com o secretário de Urbanismo, Matias Razzo, a mudança mais significativa ocorreu quando Maria Thereza foi prefeita de Limeira, visando adaptar o imóvel para acomodar tanto a família quanto as funções administrativas. “Essas mudanças incluem a construção da sala dos vitrais (possível relação com o famoso ateliê de vitrais Casa Conrado) e de dois banheiros, um no quarto principal e outro no pavimento dos dormitórios”, comentou o secretário de Urbanismo. Na década de 1960, Maria Thereza fez a doação da chácara ao município, por meio de um acordo.

Museu-Casa Maria Thereza de Barros Camargo

O projeto de destinar o Palacete Tatuibi ao Museu-Casa Maria Thereza foi idealizado pela diretora de Memória e do Centro de Ciências, Adriana Pessatte Azzolino. A boa notícia é que a proposta já foi contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com recursos da ordem de R$ 500 mil. O local receberá um vasto acervo documental e de objetos pessoais da família. “Nossa proposta é concentrá-los e salvaguardá-los em um único local, queremos assim, fazer um tributo à dona Maria Thereza”, afirmou. “Espero que a próxima gestão dê continuidade a esse trabalho que pretende manter viva a memória de uma das moradoras mais ilustres de Limeira”, concluiu Adriana.

Cartão-Postal

Após o descerramento das placas de inauguração – da Praça e do Palacete – os presentes visitaram o interior do casarão para conferir os resultados da restauração. Em uma das salas, eles puderam contemplar os retratos de Trajano Camargo (executado por Stival Forti) e de Maria Thereza, este último, pintado pela artista visual Suu. Um cartão-postal com a cópia do retrato de Maria Thereza, da mesma artista, foi entregue aos convidados. Suu também é autora de um documentário sobre a vida de Maria Thereza, elaborado com recursos da Lei Aldir Blanc 2021, que está disponível no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=jMeZCLnYroo