Integração, leitura e consciência ambiental marcam retorno das atividades na Biblioteca Pedagógica
ACOLHIMENTO

A Biblioteca Pedagógica – unidade vinculada à Secretaria de Educação de Limeira - iniciou na semana passada as atividades de 2025 com o “Projeto Acolhimento”. A ideia, segundo a coordenadora do espaço, Taciana Lefcadito Alvares, é promover um ambiente de integração, que favoreça a criação de vínculos entre a comunidade escolar e a biblioteca.
A principal metodologia do projeto é a vivência da leitura. A partir da escolha de histórias significativas, o projeto trabalha valores, virtudes, sentimentos e emoções que proporcionam o desenvolvimento socioemocional das crianças. “As histórias têm o papel de sensibilizar os alunos para diversas questões, despertando-os para a formação ética e cidadã, além de expandir suas possibilidades de construção de conhecimento”, destacou a coordenadora.
Este ano, o livro escolhido para as atividades do projeto é “Azul e lindo: planeta Terra, nossa casa”, de Ruth Rocha. A narrativa revisita a importância de cuidar do meio ambiente e adotar atitudes sustentáveis. Através de discussões e atividades criativas, como a elaboração de desenhos, os alunos irão refletir sobre como suas ações podem impactar positivamente o planeta.
Esses desenhos farão parte de um concurso, intitulado “O que você faz para tornar o planeta mais feliz?” A iniciativa será voltada aos estudantes do 1º ao 5º anos que frequentam a biblioteca. Segundo Taciana, os trabalhos vencedores farão parte de uma exposição que marcará o encerramento do projeto.