Parceria com Sesi eleva qualidade de ensino na Rede Municipal

EDUCAÇÃO

Compartilhe
Parceria com Sesi eleva qualidade de ensino na Rede Municipal
Uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Sesi proporcionará a continuidade do projeto Escola de Robótica Sesi nas escolas da rede e a implantação do Programa de Alfabetização Responsável (PAR) - que fomentará a diminuição das desigualdades educacionais com o investimento na formação continuada de professores e gestores. Esse é o objetivo do documento de colaboração assinado pelo prefeito Mario Botion na última sexta-feira (24), em reunião com o secretário de Educação, André De Francesco e representantes do Sesi. 
 
PAR
O Programa de Alfabetização Responsável (PAR) foi desenhado especialmente para permitir caminhos que visem a diminuição das desigualdades no âmbito tanto da educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir de soluções educacionais aprovadas na rede Sesi e disponibilizadas a rede municipal.
Dentre as ações previstas no PAR estão a formação continuada de docentes e gestores e a utilização de material didático da Rede Sesi, dentre outras. 
 
De acordo com o secretário da pasta, André De Francesco, o programa colaborará na qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem. “A partir do mapeamento das defasagens será possível o aprimoramento no desenvolvimento de um ambiente alfabetizador que facilitará a aquisição de saberes basilares em Matemática e Língua Portuguesa”, comentou.
 
ROBÓTICA
O projeto Escola de Robótica em parceria com o Sesi vem complementar ações já iniciadas pela Secretaria de Educação com a implementação do Núcleo de Educação Tecnológica (NET). Ele conta como a renovação dos equipamentos de tecnologia, grade curricular específica voltada ao tema presente em todas as unidades de ensino, criação do conceito de “sala maker”, robótica educacional, entre outros.
A tecnologia utilizada pela rede Sesi, Micro Bit, já é utilizada em algumas escolas municipais, mas a intenção é ampliar o número de alunos com acesso.  
 
A partir de atividades dinâmicas e práticas propostas pelo ensino da robótica são ensinados aos discentes conceitos básicos de programação, automação e princípios de robótica, atendendo às expectativas de aprendizagem contemporâneas, onde serão desenvolvidas as seguintes competências: pensamento científico, crítico e criativo; pensamento computacional (raciocínio lógico e lógica de programação); resolução de situação-problema; cultura maker e projetos de autoria e trabalho em equipe (colaboração, respeito, empatia, etc).
 
Para Francesco “a robótica educacional amplia o conhecimento em diferentes frentes, favorecendo o desenvolvimento de habilidades que acompanharão o estudante em seu processo de formação, mas também fora do ambiente escolar" pontuou.