24 de janeiro de 2025

Cerimônia celebra o Dia da Bandeira com homenagem sobre a história nacional

EVENTO CÍVICO

Compartilhe
Cerimônia celebra o Dia da Bandeira com homenagem sobre a história nacional
 
O Dia da Bandeira foi comemorado em Limeira, nesta terça-feira (19), em uma solenidade que reuniu autoridades civis e militares. A cerimônia também contou com a presença da tropa do Tiro de Guerra 02-020, da Guarda Civil Municipal, da Força Patriota Estudantil (Fope) e dos alunos da escola Meu Cantinho. O evento ocorreu na Praça Dr. Luciano Esteves, no Altar da Pátria, às 8h. 

Em seu discurso, o prefeito Mario Botion, destacou a importância do evento cívico. “Nesta data enaltecemos a Bandeira Nacional, o nosso principal símbolo nacional, além de promover a reflexão sobre os valores de patriotismo e respeito à história do país”, salientou. O chefe do Executivo também agradeceu aos membros da Comissão Municipal de Civismo pela organização dos eventos cívicos ao longo da gestão.
 
Durante a cerimônia, as bandeiras inservíveis foram devidamente incineradas, seguindo a Lei Federal nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, que estabelece normas para o uso e conservação dos símbolos nacionais. “A incineração não é apenas um ato de descarte, mas de reverência a um símbolo que nos une e representa a grandeza de nossa nação”, afirmou o Chefe de Instrução do TG, Subtenente Eliezer Orlandi. 
 
Também acompanharam a solenidade, o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, a vereadora Lu Bogo, o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Limeira, capitão Herlon Corrêa de Paula, o Comandante do 16º Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente Lucas Félix da Silva, o Primeiro sargento e Instrutor do TG, Renato Santos de Paula e o comandante da GCM, André Hailer.
 
HISTÓRIA
 
A Bandeira Nacional foi criada em 19 de novembro de 1889. Ela foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos. O desenho foi feito por Décio Vilares e a inspiração veio da bandeira do império, com o círculo azul e a frase “Ordem e Progresso” no lugar da coroa imperial. 
A única alteração na bandeira, desde então, foi em 1992, quando a lei nº 8.421, de 11 de maio de 1992, fez com que todos os novos estados brasileiros e o Distrito Federal fossem representados pelas estrelas. Na mesma oportunidade, os estados extintos foram retirados de sua representação.