Ceprosom completa 57 anos na gestão da política de Assistência Social em Limeira
ANIVERSÁRIO

O Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) celebra, nesta sexta-feira (4), seu 57º aniversário. Criado em 1968, durante a gestão do então prefeito Paulo D'Andrea, recebeu, na época, apoio de duas figuras importantes, Maria Helena Pinto Ramalho e Pe. Sebastião de Vasconcelos – os idealizadores do projeto. Em razão da excelência do trabalho, destaca-se como a única autarquia do estado de São Paulo a executar a política de assistência social, proporcionando impacto significativo na vida de milhares de famílias em Limeira.
Referência no atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, o Ceprosom atua em parceria com 22 organizações da sociedade civil, o que permite o incremento das ações de Proteção Social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Entre essas organizações, estão Apae, Aril, Asilo João Kühl Filho e Casa de Apoio Romeiros de Nossa Senhora Aparecida (Cara), esta responsável pela gestão do Bom Prato e do Centro Dia do Idoso.
Atualmente, a base cadastral do Ceprosom conta com 33 mil famílias registradas no CadÚnico, das quais 13 mil são beneficiárias do Bolsa Família. Por meio de 23 equipamentos descentralizados, atende mensalmente 7.500 famílias. Ainda oferece - em parceria com as instituições – serviços para 3.600 crianças e adolescentes, 2.710 idosos, 1.063 jovens e adultos e 821 pessoas com deficiência.
Rede de Atendimento
Integram a equipe do Ceprosom, 233 servidores e 17 estagiários, que se dividem entre a sede da autarquia, no Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC), e demais unidades, como Centros Comunitários, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro POP (que atende pessoas em situação de rua), Centro Educacional “João Fischer Sobrinho”– Área Auditiva/Surdez, entre outros. Mantém, ainda, serviço especializado para atendimento à mulher vítima de violência, por meio da Rede Elza Tank.
Dentre os servidores está a assistente social e coordenadora do Cras CEU, Vanessa Hafliger Versinhassi, de 53 anos, dos quais 26 dedicados à autarquia. Da passagem por diversas repartições, ela destaca o convívio com “profissionais sérios, competentes e compromissados”. Prestes a se aposentar, Vanessa fala sobre a relevância do papel assumido pelo Ceprosom em mais de meio século, sobretudo na execução das políticas públicas do setor e da garantia de direitos. “É um serviço que faz a diferença na vida das pessoas que mais precisam, que oferece outras perspectivas e possibilidades de vida”, afirmou.
É o caso de L.C.S, de 28 anos, que esteve hoje na sede do Ceprosom para atualizar o CadÚnico, no qual está inscrita há 7 anos. Mãe de quatro filhos, ela segurava no colo o pequeno R., de apenas 5 meses, que nasceu prematuro e ficou internado mais de 2 meses na UTI Neonatal da Santa Casa. Durante o período de internação de R., ela seguiu recebendo o Bolsa Família, e ainda, o vale-transporte para se deslocar ao hospital. “O Ceprosom me ajuda bastante”, ressaltou a jovem mãe.
QUALIFICAÇÃO
A instituição mantém um intenso trabalho de qualificação profissional, ministrando cursos nas áreas de informática básica, padaria artesanal, técnicas de bartender, entre outros. Desde janeiro, foram disponibilizadas 252 vagas nesses cursos, reforçando o compromisso com o empoderamento, o empreendedorismo e a geração de oportunidades.
Para o futuro, o presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, anuncia a ampliação da rede de acolhimento com a implantação de uma nova Residência Inclusiva, que oferecerá suporte especializado para pessoas com deficiência, além do Programa Família Acolhedora, que garantirá o acolhimento temporário a crianças e adolescentes em situação de risco. “Parcerias como a com o Consulado da Mulher também estão em andamento, oferecendo capacitação e suporte para empreendimentos femininos”, observou Peruzza.
Serviço:
O Ceprosom está localizado na Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 3.800 – Jd. Adélia Cavicchia Grotta. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, a partir das 8h. Informações pelo telefone 3404-6200.