Educação reúne estudantes, pais e professores em encontro para debater inclusão e autismo

ABRIL AZUL

Compartilhe
Educação reúne estudantes, pais e professores em encontro para debater inclusão e autismo

Dando continuidade às ações do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Secretaria de Educação de Limeira promoveu nesta quinta-feira (17), no Teatro Nair Bello, o 1º Contea (Encontro de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista). O evento teve como objetivo valorizar a inclusão e ampliar o conhecimento sobre o autismo na Rede Municipal de Ensino. Estiveram presentes, estudantes, familiares de crianças com TEA e profissionais da Educação Especial.

011-bannerwhatsapp_Prancheta 1

Na abertura, o secretário de Educação, Antônio Montesano Neto, destacou os avanços nas práticas inclusivas desde 1989, quando iniciou sua trajetória na Administração Municipal e teve o primeiro contato com o universo do autismo. “Houve avanços significativos, mas ainda há muito a ser feito. Os desafios são enormes”, afirmou. Ele citou, entre as iniciativas atuais, a contratação de uma consultoria especializada para capacitar professores e monitores no atendimento a estudantes com TEA.

Dados apresentados pela responsável da Educação Especial da pasta, Lúcia Helena Ribeiro Cardoso, mostram a crescente demanda enfrentada pela rede municipal. Em 2017, havia 45 estudantes com autismo matriculados. Atualmente, esse número saltou para 750 – um aumento de 1.566%. “Para garantir o suporte necessário, contamos com um contingente de 500 profissionais dedicados ao apoio educacional”, informou Lúcia.

Durante o evento, o público assistiu a um vídeo educativo que abordou, de forma didática, os desafios e os potenciais das pessoas com TEA. Essas características incluem déficit na comunicação e interação social e padrões restritivos e repetitivos de comportamento. Por outro lado, a pessoa com TEA pode apresentar habilidades impressionantes, como facilidade para aprender visualmente, muita atenção aos detalhes e à exatidão, capacidade de memória acima da média e grande concentração em uma área de interesse específica durante um longo período de tempo.

DANÇA CIRCULAR

A programação contou ainda com apresentações musicais, leitura de poemas, contação de histórias e, na sequência, uma dança circular coletiva no palco do Parque Cidade, envolvendo as crianças presentes. Paralelamente, professores e coordenadores das escolas participaram de uma capacitação sobre os principais aspectos do TEA, suas características e os desafios da rotina escolar. A atividade contou com o depoimento inspirador de uma professora autista.

O 1º Contea também reuniu nomes como os formadores Márcio de Souza Santos e Caroline Providelli, especialistas em Educação Especial; as professoras e contadoras de histórias Tânia Dodiack Menezes Geraldello, Helcimara Gonçalves Belo Sabino e Amanda Janaina Hergert Straliotto; o presidente da Associação Inclusão Já, José Milton de Melo; a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Helenice Magalhães, entre outros.