Prêmio Pedro Bandeira envolve 997 alunos em desafios literários; atividades começam segunda (2)

EDUCAÇÃO

Compartilhe
Prêmio Pedro Bandeira envolve 997 alunos em desafios literários; atividades começam segunda (2)

Alunos e professores das escolas que se inscreveram no 2º Prêmio Literário Infantojuvenil Pedro Bandeira começam na próxima semana a se mobilizar para a realização dos desafios literários. O objetivo da ação é o engajamento da comunidade escolar em experiências leitoras, estimulando o encantamento pela literatura, a criatividade, a comunicação, o protagonismo e o trabalho em grupo. A iniciativa é da Prefeitura de Limeira, por meio da Biblioteca Pedagógica da Secretaria de Educação e da Escola Legislativa Paulo Freire da Câmara de Limeira. Nesta edição, foram 997 estudantes inscritos, um aumento de 20% em relação ao ano passado (827 inscritos).

 

A ação é direcionada às turmas de estudantes do 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental. Os alunos irão receber exemplares dos livros Juliana pra lá de bacana (3º ano) e Meu silêncio colorido (4º e 5º anos). O primeiro desafio, que vai de 2 a 30 de junho, é a construção coletiva de uma resenha e de um vídeo para que outros leitores se interessem pelas obras e pratiquem a leitura durante as férias de julho. O professor da turma será o principal mediador das atividades, desenvolvendo a experiência da leitura de maneira colaborativa com os alunos.

 

Os desafios literários serão avaliados por comissão composta por profissionais que se destacam pelo notório conhecimento nos campos literário e pedagógico. Serão utilizados seis critérios de avaliação: comunicação, construção artística, criatividade, engajamento, protagonismo e trabalho em grupo.

 

 

DESAPEGO LITERÁRIO

Ao longo de todo o período de competição (2 de junho a 17 de outubro) ocorre o desafio permanente “Desapego literário”, em que os participantes devem arrecadar livros infantojuvenis e gibis. A pontuação será atribuída de acordo com a quantidade de exemplares, que posteriormente serão doados a entidades, para que possam ser acessados por outras crianças leitoras.

 

FORMAÇÃO

Na terça-feira (3), os professores e coordenadores pedagógicos inscritos no prêmio participam de formação sobre literatura infantojuvenil, que tem como tema “Além do encantamento”. Será abordada a importância de uma boa mediação de leitura e serão apresentadas técnicas e recursos, inspirando os professores a trabalhar a prática da leitura em sala de aula. O objetivo da ação é valorizar e acolher os profissionais.

 

SOBRE O PRÊMIO

O Prêmio Literário Infantojuvenil Pedro Bandeira foi criado pela Resolução nº 884/2024. A homenagem ao autor Pedro Bandeira ocorre porque ele é considerado um dos pilares da literatura brasileira. Além disso, a cada edição o concurso contempla a escolha de outros autores para ampliação dos conhecimentos literários e culturais dos estudantes do ensino fundamental.

 

O regulamento, publicado no Diário Oficial da Câmara Municipal de Limeira e no Jornal Oficial do Município, estabelece as normas que vão reger a 2ª edição do concurso. O edital destaca o apoio da Fundação Educar DPaschoal, que contribuirá por meio das seguintes iniciativas: doação de livros para todos os alunos participantes, formação em literatura para professores e Prêmio “Professor Destaque”, em que será homenageado um professor de cada turma premiada (1º, 2º e 3º lugares por ano), reconhecendo o envolvimento, criatividade e dedicação no processo de mediação da leitura.