Teatro lotado marca início das Oficinas de Revisão do Plano Diretor

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Compartilhe
Teatro lotado marca início das Oficinas de Revisão do Plano Diretor

A primeira Oficina Comunitária para a Revisão do Plano Diretor Territorial-Ambiental de Limeira ocorreu na tarde desta terça-feira (6), no Teatro Nair Bello, que recebeu a participação expressiva de diversos segmentos sociais. A secretária de Urbanismo, Ana Cristina Machado, abriu oficialmente o evento, que também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, dos vereadores Mara Isa Mattos Silveira, Isabelly Carvalho e Elias Barbosa, e do secretário de Comunicação Social, Bruno Cunha. “É um momento importante para ouvirmos a população sobre as potencialidades da cidade, os problemas enfrentados e as possíveis soluções”, ressaltou Ana Cristina.

Na sequência, a arquiteta Sandra Mayumi Nakamura fez uma explanação sobre o propósito do Plano Diretor, no sentido de constituir-se em ferramenta para orientar o desenvolvimento e o crescimento da cidade. Sandra falou em nome da Tese Tecnologia, Arquitetura, Urbanismo e Cultura – empresa contratada pela Prefeitura de Limeira para auxiliar o município na Revisão do Plano Diretor.

O público, então, foi dividido em quatro grupos. Cada um analisou a cidade de acordo com os seguintes parâmetros: condicionantes (elementos que não podem ser alterados), deficiências, potencialidades e propostas. Confira as áreas analisadas e algumas das propostas apresentadas:

1) Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural

Propostas: realizar o censo arbóreo, construir um parque linear, instituir a política de proteção do patrimônio cultural, elaborar um plano de desenvolvimento agropecuário, regularizar chácaras de recreio, implantar parques e praças em áreas verdes, buscar fontes alternativas de energia e abrir novas escolas rurais.

2) Infraestrutura, Serviços Públicos e Equipamentos Socioculturais

Propostas: abrir novos acessos para as rodovias, levar mais eventos ao Parque Cidade, criar uma vila gastronômica no Bairro do Tatu, tornar a internet mais acessível à população, implantar a coleta seletiva em todos os bairros e duplicar a Rodovia Limeira-Cordeirópolis.

3) Desenvolvimento Econômico

Propostas: criação do centro logístico intermodal e do entreposto comercial para o produtor rural, instalação do aeroporto, integração das instituições de ensino com o mercado de trabalho e expansão do turismo rural.

4) Uso e Ocupação do Solo

Propostas: destinar áreas públicas para uso coletivo, revitalizar o Bosque Prefeita Maria Thereza, aprimorar dispositivos para multar o parcelamento irregular do solo e revisar a Lei de Zoneamento.

 

Confira os dias e os locais das próximas oficinas:

Terça-feira (6)

19h - Emeief Maria App. de Luca Moore

End.: Rua Jorge Antônio, 60 - Parque Res. Aeroporto

Quarta-feira (7)

8h30 – Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC)

End.: Av. Dr. Lauro Corrêa da Silva, 3.800 – Jd. Adélia Cavicchia Grotta

18h30 – Emeief Nestor Martins Lino

End.: Av. São Sebastião, 1.101 - Vila Camargo

Quinta-feira (8)

8h30 – Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) – Unicamp

End.: Rua Pedro Zaccaria, 1.300 – Jd. Nova Itália

19h - Igreja de Confissão Luterana

Via Martim Lutero (LIM 253), quilômetro 3 - Bairro dos Pires

Como participar:

As Oficinas Comunitárias são abertas a toda população. Para participar, não é preciso fazer inscrição, basta comparecer aos locais agendados (ver acima). A Secretaria de Comunicação Social transmite ao vivo as oficinas pelo canal da Prefeitura de Limeira no YouTube, o endereço é: https://www.youtube.com/@PrefLimeira. A população também pode contribuir com o processo de revisão por meio do preenchimento de um questionário disponível no site da prefeitura, pelo link: https://tinyurl.com/2armwexa