Produtores devem vacinar animais contra febre aftosa e brucelose; rebanho é de 8,5 mil cabeças
PECUÁRIA

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, informa que a campanha de vacinação de bovinos e bubalinos (búfalos), promovida pelo Governo do Estado de São Paulo, já está em vigor. O rebanho pode ser vacinado ao longo de todo o ano, porém o prazo para a imunização de bovinos e bubalinos de três a oito meses de idade é até o dia 30 de junho.
Segundo o LUPA (Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária), o município de Limeira possui cerca de 8.525 cabeças de gado. As atividades pecuárias são voltadas para a bovinocultura de corte, leiteira ou mista. A meta é vacinar 100% do rebanho.
Diferente das campanhas anteriores, a declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não é mais necessária. A partir de agora, o médico-veterinário responsável pela imunização validará a vacinação dos animais ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (Gedave), em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente. A exceção ocorrerá quando houver divergências entre o número de animais vacinados e o saldo do rebanho declarado pelo produtor no sistema Gedave.