Projeto “Semear é Cuidar” irá oferecer 50 mamografias a mulheres do campo em Limeira
LANÇAMENTO

O vice-prefeito Fabiano D'Andréa e a secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Antonieta Polatto, participaram ontem (7), na agência Sicredi, do lançamento do projeto “Semear é Cuidar”. A iniciativa, voltada à prevenção do câncer de mama e à promoção do bem-estar das mulheres, irá oferecer 50 mamografias, e se for o caso, exames complementares às trabalhadoras do meio rural. “As mulheres estão cada vez mais inseridas no sistema produtivo, nesse sentido, projetos que facilitam o acesso à saúde, sobretudo às trabalhadoras do campo, são muito importantes”, frisou Antonieta Polatto.
O projeto é voltado às mulheres a partir de 40 anos, que fizeram o último exame há pelo menos 12 meses e que são dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS). A busca ativa das participantes ficará sob a responsabilidade do Sindicato Rural de Limeira. Já os exames serão realizados pela rede privada e, em caso de diagnóstico positivo, a Secretaria de Saúde fará a inserção das pacientes na Rede SUS.
Criado em 2023, o “Semear é Cuidar” já passou por 75 municípios paulistas. A realização é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Sindicatos Rurais, Sebrae, ONG Orientavida/Pense Rosa, Semeadoras do Agro e Governo Estadual. Em Limeira, o projeto recebe apoio da Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e Agricultura, e do Sicredi.
A vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, explicou que o programa nasceu em razão da dificuldade que as mulheres da zona rural enfrentam para cuidar da saúde. “Constatamos que 86% delas não conseguiam fazer o exame de mamografia anualmente”, salientou.
Compareceram ao evento, a diretora da ONG Orientavida, Ana Eliza Angelieri, e a coordenadora Gimena Galván, Rosângela Piccin e Ricardo Poli (ambos do Sindicato Rural de Limeira), Adriana Menezes (Sindicato Rural de Itu), Maria Lúcia Ferreira (Sindicato Rural de Bananal), Juliana Chehouan e Débora de Paula Rodrigues – do Sebrae de Piracicaba, entre outros.