Na abertura do Mês do Meio Ambiente, Botion lança projeto para impulsionar coleta seletiva em Limeira

RECICLAÇÃO

Compartilhe
Na abertura do Mês do Meio Ambiente, Botion lança projeto para impulsionar coleta seletiva em Limeira

O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita de Limeira, Erika Tank, participaram nesta segunda-feira (5), nos jardins do Paço Municipal (Edifício Prada), das comemorações em torno do Mês do Meio Ambiente 2023 e do lançamento do projeto Reciclação. Intersetorial, o projeto pretende intensificar a coleta seletiva (que já atende 60% da área urbana) e a reciclagem no município, para diminuir o volume de materiais descartados no Aterro Sanitário.

Prestigiaram o evento, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, o secretário-executivo do Consórcio PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz, os secretários municipais Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura), André Luiz de Francesco (Educação), Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Vitor Santos (Saúde), Edison Moreno Gil (chefe de Gabinete), Sérgio Moreira (Comunicação Social), Marcela Siscão (Habitação), a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, além de alunos das escolas municipais Professor Célio Sampaio Silva e Maria Ap. Machado Julianelli (Dona Marizinha), que fizeram um piquenique no local e participaram de atividades lúdicas.

Botion agradeceu o empenho de todos os envolvidos na elaboração do Reciclação. O projeto-piloto irá funcionar na Célio Sampaio e na Dona Marizinha, sendo que os resultados serão constantemente avaliados para que a iniciativa contemple, gradativamente, outras unidades. “O Reciclação vai além da coleta seletiva e da reciclagem, trata-se de um projeto de conscientização sobre a importância da redução e da não geração de resíduos sólidos”, frisou o prefeito. “Tenho certeza de que o projeto vai avançar e será levado a outras escolas”, completou.

Na cerimônia, houve a entrega simbólica da “Cartilha de Ações Socioambientais para a garotada consciente”, que será utilizada pelos alunos de ambas as escolas, durante a execução do projeto. Ao completar cada tarefa proposta pela cartilha, o aluno receberá um adesivo. E, quando finalizar a cartilha, ele ganhará um selo do programa, para ser fixado em frente de casa.

Erika Tank falou sobre a necessidade de preservação do Meio Ambiente para as futuras gerações. A vice-prefeita também observou as diretrizes do Reciclação, que apresenta uma abordagem educacional da coleta seletiva. “Precisamos fazer a lição de casa, pois materiais que muitas vezes são jogados nas ruas podem ser reciclados”, enfatizou.

COMUNIDADE

As gestoras do projeto, a engenheira da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Isabela Giacon Pitton, e a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Adriana Müller Del Mondo, detalharam seu funcionamento. Além das escolas e dos familiares dos alunos, o projeto conta com o envolvimento de centros comunitários, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), empresas, comunidade, bem como da Cooperativa de Reciclagem de Limeira (Cooperelli) e dos ecocoletores do Projeto Reciclar Solidário, do Ceprosom.

Adriana fez uma referência ao secretário-chefe de Gabinete, Edison Moreno Gil, a quem chamou de “pai” do projeto, e destacou o grande desafio de colocar a iniciativa em prática. “O Reciclação inicia-se dentro da unidade escolar, mas o foco é a comunidade local, incluindo indústria, comércio e familiares dos estudantes, para que todos possam ser parceiros”, frisou.

As escolas selecionadas para o projeto-piloto farão a coleta seletiva dos materiais recicláveis gerados nas próprias unidades, que serão encaminhados à Cooperelli. Nos bairros das duas escolas, Parque Nossa Senhora das Dores 4ª Etapa e Vila Camargo, a coleta seletiva ganhará impulso, por meio da atuação dos ecocoletores, que atuarão como agentes ambientais, orientando os moradores sobre a relevância da separação dos materiais recicláveis.

RIO JAGUARI

No evento, Lahóz fez o lançamento do Programa de Revitalização do Rio Jaguari, que prevê uma grande articulação com empresas, grandes produtores rurais, companhias de saneamento e órgãos públicos dos 76 municípios abastecidos pelo rio. “Estamos aqui hoje para proteger as nascentes do Rio Jaguari, para garantir a manutenção das indústrias, da nossa saúde e da nossa sobrevivência”, salientou. Segundo Lahóz, o programa tem como objetivo “fomentar” as ações em torno da sustentabilidade econômica e hídrica do rio, o que inclui coleta e tratamento de esgoto, recuperação de matas ciliares, construção de reservatórios, entre outras. “Vamos tratar o esgoto e colocar o lixo no local correto”, disse, referindo-se aos dois programas lançados hoje.

Botion, que também é presidente do Consórcio PCJ, comentou a respeito do Programa de Revitalização do Rio Jaguari. “É uma ação muito importante, para que as cidades cuidem da mata ciliar e tratem do seu esgoto, como forma de melhorar a qualidade de vida para todos nós, que precisamos dessa água”, citou. Um programa similar a esse, conforme o prefeito, é desenvolvido há quatro anos no Ribeirão Quilombo, que atende as cidades de Americana, Sumaré e Hortolândia. “A intenção no Rio Jaguari é a mesma, trata-se de um programa com amplitude regional, para conscientização das prefeituras e da sociedade localizada na calha desse rio”, afirmou.

MÊS DO MEIO AMBIENTE

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, planejou uma série de atividades para marcar o Mês do Meio Ambiente 2023. A programação é destinada tanto a alunos de escolas públicas e particulares quanto à população em geral. Os destaques incluem doação de mudas em diversos locais da cidade, palestras e visitas ao Aterro Sanitário, ao Viveiro Municipal de Mudas e à Casa Ecológica. ”Teremos um mês recheado de atividades, pois a Educação Ambiental é nosso principal pilar”, citou Simone Zambuzi.

Instituído pela Lei Municipal 6.837, o Mês Municipal de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente entrou no calendário oficial de eventos do município em 2022, quando foi sancionado pelo prefeito Mario Botion, a partir de projeto da vereadora Lu Bogo. A programação completa está disponível no site da prefeitura, pelo link: https://www.limeira.sp.gov.br/mesdomeioambiente

PRESENÇAS

Também prestigiaram o evento, os vereadores Terezinha da Santa Casa, Betinho Neves, Jorge de Freitas, Helder do Táxi, Airton dos Santos e João Antunes Bano, o professor da Unicamp, Hiroshi Yoshizane e Nilton Piccin, do Sindicato Rural.