Na abertura do Mês do Meio Ambiente, Botion lança projeto para impulsionar coleta seletiva em Limeira
RECICLAÇÃO

O prefeito Mario Botion e a vice-prefeita de Limeira, Erika Tank, participaram nesta segunda-feira (5), nos jardins do Paço Municipal (Edifício Prada), das comemorações em torno do Mês do Meio Ambiente 2023 e do lançamento do projeto Reciclação. Intersetorial, o projeto pretende intensificar a coleta seletiva (que já atende 60% da área urbana) e a reciclagem no município, para diminuir o volume de materiais descartados no Aterro Sanitário.
Prestigiaram o evento, o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, o secretário-executivo do Consórcio PCJ, Francisco Carlos Castro Lahóz, os secretários municipais Simone Zambuzi (Meio Ambiente e Agricultura), André Luiz de Francesco (Educação), Dagoberto Guidi (Obras e Serviços Públicos), Vitor Santos (Saúde), Edison Moreno Gil (chefe de Gabinete), Sérgio Moreira (Comunicação Social), Marcela Siscão (Habitação), a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, além de alunos das escolas municipais Professor Célio Sampaio Silva e Maria Ap. Machado Julianelli (Dona Marizinha), que fizeram um piquenique no local e participaram de atividades lúdicas.
Botion agradeceu o empenho de todos os envolvidos na elaboração do Reciclação. O projeto-piloto irá funcionar na Célio Sampaio e na Dona Marizinha, sendo que os resultados serão constantemente avaliados para que a iniciativa contemple, gradativamente, outras unidades. “O Reciclação vai além da coleta seletiva e da reciclagem, trata-se de um projeto de conscientização sobre a importância da redução e da não geração de resíduos sólidos”, frisou o prefeito. “Tenho certeza de que o projeto vai avançar e será levado a outras escolas”, completou.
Na cerimônia, houve a entrega simbólica da “Cartilha de Ações Socioambientais para a garotada consciente”, que será utilizada pelos alunos de ambas as escolas, durante a execução do projeto. Ao completar cada tarefa proposta pela cartilha, o aluno receberá um adesivo. E, quando finalizar a cartilha, ele ganhará um selo do programa, para ser fixado em frente de casa.
Erika Tank falou sobre a necessidade de preservação do Meio Ambiente para as futuras gerações. A vice-prefeita também observou as diretrizes do Reciclação, que apresenta uma abordagem educacional da coleta seletiva. “Precisamos fazer a lição de casa, pois materiais que muitas vezes são jogados nas ruas podem ser reciclados”, enfatizou.
COMUNIDADE
As gestoras do projeto, a engenheira da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, Isabela Giacon Pitton, e a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, Adriana Müller Del Mondo, detalharam seu funcionamento. Além das escolas e dos familiares dos alunos, o projeto conta com o envolvimento de centros comunitários, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), empresas, comunidade, bem como da Cooperativa de Reciclagem de Limeira (Cooperelli) e dos ecocoletores do Projeto Reciclar Solidário, do Ceprosom.
Adriana fez uma referência ao secretário-chefe de Gabinete, Edison Moreno Gil, a quem chamou de “pai” do projeto, e destacou o grande desafio de colocar a iniciativa em prática. “O Reciclação inicia-se dentro da unidade escolar, mas o foco é a comunidade local, incluindo indústria, comércio e familiares dos estudantes, para que todos possam ser parceiros”, frisou.
As escolas selecionadas para o projeto-piloto farão a coleta seletiva dos materiais recicláveis gerados nas próprias unidades, que serão encaminhados à Cooperelli. Nos bairros das duas escolas, Parque Nossa Senhora das Dores 4ª Etapa e Vila Camargo, a coleta seletiva ganhará impulso, por meio da atuação dos ecocoletores, que atuarão como agentes ambientais, orientando os moradores sobre a relevância da separação dos materiais recicláveis.
RIO JAGUARI
No evento, Lahóz fez o lançamento do Programa de Revitalização do Rio Jaguari, que prevê uma grande articulação com empresas, grandes produtores rurais, companhias de saneamento e órgãos públicos dos 76 municípios abastecidos pelo rio. “Estamos aqui hoje para proteger as nascentes do Rio Jaguari, para garantir a manutenção das indústrias, da nossa saúde e da nossa sobrevivência”, salientou. Segundo Lahóz, o programa tem como objetivo “fomentar” as ações em torno da sustentabilidade econômica e hídrica do rio, o que inclui coleta e tratamento de esgoto, recuperação de matas ciliares, construção de reservatórios, entre outras. “Vamos tratar o esgoto e colocar o lixo no local correto”, disse, referindo-se aos dois programas lançados hoje.
Botion, que também é presidente do Consórcio PCJ, comentou a respeito do Programa de Revitalização do Rio Jaguari. “É uma ação muito importante, para que as cidades cuidem da mata ciliar e tratem do seu esgoto, como forma de melhorar a qualidade de vida para todos nós, que precisamos dessa água”, citou. Um programa similar a esse, conforme o prefeito, é desenvolvido há quatro anos no Ribeirão Quilombo, que atende as cidades de Americana, Sumaré e Hortolândia. “A intenção no Rio Jaguari é a mesma, trata-se de um programa com amplitude regional, para conscientização das prefeituras e da sociedade localizada na calha desse rio”, afirmou.
MÊS DO MEIO AMBIENTE
A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, planejou uma série de atividades para marcar o Mês do Meio Ambiente 2023. A programação é destinada tanto a alunos de escolas públicas e particulares quanto à população em geral. Os destaques incluem doação de mudas em diversos locais da cidade, palestras e visitas ao Aterro Sanitário, ao Viveiro Municipal de Mudas e à Casa Ecológica. ”Teremos um mês recheado de atividades, pois a Educação Ambiental é nosso principal pilar”, citou Simone Zambuzi.
Instituído pela Lei Municipal 6.837, o Mês Municipal de Conscientização e Preservação do Meio Ambiente entrou no calendário oficial de eventos do município em 2022, quando foi sancionado pelo prefeito Mario Botion, a partir de projeto da vereadora Lu Bogo. A programação completa está disponível no site da prefeitura, pelo link: https://www.limeira.sp.gov.br/mesdomeioambiente
PRESENÇAS
Também prestigiaram o evento, os vereadores Terezinha da Santa Casa, Betinho Neves, Jorge de Freitas, Helder do Táxi, Airton dos Santos e João Antunes Bano, o professor da Unicamp, Hiroshi Yoshizane e Nilton Piccin, do Sindicato Rural.