10 de janeiro de 2025

Defesa Civil alerta sobre prevenção às queimadas

PREVENÇÃO

Compartilhe
Defesa Civil alerta sobre prevenção às queimadas

A Defesa Civil de Limeira orienta a população sobre as medidas de prevenção às queimadas, considerando-se o período de estiagem e de baixa umidade do ar. Além de graves prejuízos ao Meio Ambiente, as queimadas são crimes ambientais (previstos na lei 9.605/1998) e ocasionam danos à saúde das pessoas. 

A campanha permanente Limeira sem Fogo”, articulada pela Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e Corpo de Bombeiros, recomenda não acender fogueiras em terrenos baldios, especialmente em áreas verdes, e não jogar cigarros ou fósforos acesos às margens de rodovias ou em locais com vegetação. A soltura de balões também é crime, pode causar incêndios, acidentes graves, e portantoé vetada

 

Qualidade do ar

 

Nesta quarta-feira (4), o índice da qualidade do ar em Limeira, monitorado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), está na categoria N3, considerada “ruim” em uma escala que varia em: boa, moderada, ruim, muito ruim e péssima. O índice N3 aponta elevada concentração de partículas inaláveis finas, que podem penetrar no sistema respiratório, atingindo os alvéolos pulmonares. 

 

Cetesb mantém uma ampla rede de estações de monitoramento da qualidade do ar em todo o estado. Em Limeira, o equipamento localiza-se no Parque Cidade, mais precisamente, na esquina das ruas João Kühl Filho com João Jacon. 

 

As estações medem a presença de partículas inaláveis, partículas inaláveis finas, fumaça, ozônio, monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre. índice de poluição é determinado pelo poluente com maior concentração. 

 

Ainda de acordo com o boletim da Cetesb para a Região Metropolitana de Campinas, Norte e Centro-Oeste do Estado, a presença de uma massa de ar quente e seco, com ventos variáveis de fraco a moderado e inversão térmica, “manterá a qualidade do ar entre MODERADA e RUIM, podendo atingir a qualidade MUITO RUIM”. 

 

Serviço:

 

Em caso de queimadas, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. 

 

Denúncias de incêndios criminosos devem ser encaminhadas à Guarda Civil Municipal (GCM), pelo telefone 153. 

 

O boletim diário da Cetesb é emitido diariamente às 11h e está disponível no link: cetesb.sp.gov.br/ar/boletim-diario/