Oficina do Plano Diretor leva dezenas de moradores à Escola Luca Moore
REVISÃO

A segunda oficina participativa de revisão do Plano Diretor lotou o pátio da EMEIEF "Profª Maria Apparecida de Lucca Moore" na noite desta terça-feira (7). No encontro, moradores puderam apresentar demandas das comunidades onde vivem e propor sugestões para inclusão no projeto. As oficinas são transmitidas ao vivo pelo canal da Prefeitura.
A secretária de Urbanismo, Ana Cristina Machado, abriu a oficina ressaltando a importância da participação popular no processo de revisão. Em seguida, a arquiteta Sandra Mayumi Nakamura, representante da empresa responsável pela elaboração do Plano Diretor, explicou aos presentes as etapas do trabalho, a relevância do projeto e as informações técnicas do município já levantadas.
Na sequência, teve início a oficina, em que os munícipes — divididos em quatro grupos — puderam apontar condicionantes, deficiências, potenciais e propostas para a cidade. Em seguida, as sugestões foram apresentadas e debatidas por todos os participantes. Os vereadores Felipe Penedo, Márcio do Estacionamento, Mariana Calsa, Zé da Farmácia e Waguinho da Santa Luzia estiveram presentes e participaram das discussões.
Veja algumas das propostas apresentadas na oficina da Escola Lucca More:
Uso e ocupação do solo: regularização do desdobro de lotes, possibilidade de alteração na metragem de lotes em áreas urbanizadas, uso misto de áreas residenciais para possibilitar atividades de baixo impacto, uso de áreas públicas ociosas para lazer, prever novos espaços para equipamentos públicos de saúde, educação e segurança.
Área rural e meio ambiente: regularização de chácaras e loteamentos rurais, melhora na coleta de resíduos, criação de bacias de contenção e aplicação do conceito de cidade esponja, melhora da rede escolar e da segurança na área rural, preservação e tombamento de espaços preservados (como Morro Azul e Monte Sinai) e a escolha de novos locais para novas áreas públicas.
Infraestrutura: Criação de novas conexões viárias, asfaltamento de estradas rurais (como a da Balsa), utilização de vazios urbanos para moradia, novo anel viário contornando a região sul, criação de espaços de lazer, instalação de um hospital na área do Residencial Aeroporto.
Desenvolvimento econômico e social: incentivo ao empreendedorismo, escuta da comunidade para a duplicação da Guilherme Dibbern, novas escolas técnicas no município para a preparação e inserção do jovem no mercado de trabalho.
Participação popular
Ao todo, serão seis oficinas. Elas são abertas a toda população e, para participar, não é preciso fazer inscrição, basta comparecer aos locais agendados. A Secretaria de Comunicação Social transmite ao vivo as oficinas pelo canal da Prefeitura de Limeira no YouTube, o endereço é: https://www.youtube.com/@PrefLimeira. A população também pode contribuir com o processo de revisão por meio do preenchimento de um questionário disponível no site da prefeitura, pelo link: https://tinyurl.com/2armwexa
Veja as próximas:
Quarta-feira (7)
18h30 – Emeief Nestor Martins Lino
End.: Av. São Sebastião, 1.101 - Vila Camargo
Quinta-feira (8)
8h30 – Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) – Unicamp
End.: Rua Pedro Zaccaria, 1.300
19h - Igreja de Confissão Luterana
Via Martim Lutero (LIM 253), quilômetro 3 - Bairro dos Pires