Prefeito participa da conclusão de curso sobre alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

REDE MUNICIPAL

Compartilhe
Prefeito participa da conclusão de curso sobre alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O prefeito Mario Botion e o secretário de Educação André Luís de Francesco participaram, na manhã de hoje (13), do curso que finaliza uma das etapas da Formação de Avaliação Global para pessoas com o Desenvolvimento Atípico com foco em Transtorno do Espectro Autista (TEA). A capacitação foi promovida pelo Luna ABA. O evento, realizado no Teatro Nair Bello, contou com a participação do secretário de Comunicação Social, Sérgio Moreira, e do vereador Betinho Neves. A diretora pedagógica Adriana Dibbern Capicotto, responsável pela Diretoria Pedagógica/Setor de Educação Especial, também esteve presente.

Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 501 alunos diagnosticados e laudados em TEA. Para se ter uma ideia do crescimento e inclusão destes alunos na rede, esse número, em 2017, era de 40 alunos. “Os avanços na educação, em especial na educação especial, acontecem desde o início da nossa gestão. Sempre buscamos as melhorias contínuas e de qualidade para o desenvolvimento de programas e ações que melhorem ainda mais o desempenho e a inclusão de nossos alunos”, disse o chefe do Executivo.

O secretário de Educação citou ainda que, em 2023, a rede conta com 842 alunos que apresentam deficiências distintas e 392 com dificuldades acentuadas de aprendizagens. A média é de 1.234 atendimentos nas escolas pelos professores especialistas em Educação Especial. O atendimento hospitalar a alunos chega a 59 por mês e os domiciliares, oito. Na rede, são 185 professores de Educação Especial na ativa. “Gostaria de parabenizar e enaltecer o trabalho desenvolvido pela rede na implantação de diferentes programas. E isso só é possível porque somos respaldados pela administração do prefeito”, citou de Francesco.

Em sua fala, o vereador Betinho Neves enfatizou os ganhos da educação ao longo dos últimos anos e colocou o Poder Legislativo à disposição para que a educação continue sendo prioridade. “Quando o Poder Público se dispõe a criar capacitação para os professores, quem ganha são os alunos atendidos pela equipe.”

TEMÁTICA

Diretora pedagógica, Adriana Capicotto lembrou que, desde 2017, a Educação Especial cumpre as Normativas Municipais e as Legislações. Para isso, houve a reorganização do Atendimento Educacional Especializado, trabalhando as especificidades de cada unidade de ensino municipal. Equipes capacitadas recebem assessoria acadêmica para oferecer atendimento da Equipe Multidisciplinar Educacional. “A nossa busca é constante no atendimento singular dos alunos”, disse ela.

A temática abordou assuntos como a Pesquisa Comportamento Verbal e Habilidades Sociais e Estratégias Práticas para desenvolver os alvos avaliados no Inventário Portage com foco na reestruturação no Plano de Desenvolvimento Individual-PDI. Os palestrantes foram Aída Teresa dos Santos Brito e Lucelmo Lacerda.

Em sua fala, Aída destacou Limeira como um dos municípios mais engajados no acolhimento destes alunos e na formação de seus professores. Citou também que a iniciativa de Limeira é “rara” e deveria ser levada a outros municípios brasileiros. “Gostaria de parabenizar a toda a equipe da secretaria de Educação e a Prefeitura por estarem engajados neste projeto que visa a inclusão. Estamos, sem dúvida, colhendo frutos desta parceria, graças ao empenho dos professores e dos dirigentes que cuidam da educação no município”, citou.