09 de janeiro de 2025

Oficinas Culturais 2022

Compartilhe

e6a3be52162307d5f834433f22c00693

 

SEGUNDO SEMESTRE 

Abertura das Inscrições: 4 de julho


ARTESANATO

 

OFICINA: ÁRVORE DE MANDALAS - 20 vagas

Coordenação: Valéria Espinhara

Período: 17/8 a 23/11 - quartas-feiras - 18h30 às 20h

Público Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

Local: EMCEA - Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Desenvolver a concentração, a criatividade, desenvolvendo habilidades e descobertas expressivas ao tecer mandalas de fios, utilizando varetas, galhos e diferentes fios na construção de móbiles de mandalas. Confeccionar Mandalas, permite ao participante exercer sua autonomia e individualidade, deixando sua marca pessoal. O projeto termina com uma ação coletiva de pendurar nos galhos de uma árvore diversas Mandalas coloridas, a fim de mostrar a diversidade de um.

Valéria Espinhara é artesã e atriz, fotógrafa e graduanda em Artes Visuais. Há alguns anos vem se dedicando ao artesanato com linhas e plantas. Criou a marca “Atêlie Arte com Plantas”, que busca expressar sua arte desenvolvendo a criatividade, a harmonia e a beleza em conexão com a natureza. Fez no SENAC, Introdução ao Paisagismo e o curso de Arranjos Florais.

 

OFICINA: PÁTINA EM MADEIRA - 20 vagas

Coordenação: Hellen Feola

Período: 20/8 a 19/11 - sábados - 9h30 às 11h

Público Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

Local: Casa da Cultura 1 - Rua Renato Moreti, 222 - Parque Nossa Sra. das Dores

O objetivo dessa oficina será trabalhar com os participantes a proposta de pintar e ressignificar peças, sendo elas de reúso ou novas, transformando em lindas peças de decoração. Será desenvolvido diferentes tipos de pátinas: Provençal, Demolição e Envelhecida. Com essas diferentes técnicas, o participante terá em suas mãos um grande poder de personalizar e customizar qualquer peça ou móvel de madeira.

Hellen Feola possui formação em Design de Interiores, atuando como artesã há mais de 10 anos no ramo da decoração. Entre os trabalhos estão restaurações, customização e pinturas artísticas em peças de madeira.

*Inscrições feitas no próprio local e na EMCEA - Escola Municipal de Cultura e Arte

 

AUDIOVISUAL / CINEMA

OFICINA: A ESCRITA DE CINEMA - 20 vagas

Coordenação: Marcella Georgini

Período: 13/8 a 12/11 - sábados - 14h às 16h

Público Alvo: Iniciantes, a partir de 16 anos

Local : EMCEA - Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Para quem gosta de escrever, para quem gosta de cinema. Como se escreveum filme? Nesta atividade serão abordadas alguns dos principais elementos da escrita de roteiros de cinema. A partir de bases teóricas e práticas apresentadas, os participantes serão desafiados a experimentar a escrita de cena.

Marcella Georgini é dramaturga, roteirista, atriz e arte educadora, formada em Artes Cênicas pela USP - Universidade de São Paulo. Atualmente atua como dramaturga e roteirista no Grupo Noite em Queda (USP) (@noiteemqueda) e pesquisa a área do Teatro-Educação.

 

CANTO CORAL

OFICINA DE CANTO CORAL INFANTIL “O ENCANTO DA VOZ” - 20 vagas

Coordenação: Luciano Filho

Período: 4/8 a 24/11 - quintas-feiras - 17h30 às 18h30

Público Alvo: Crianças de 8 a 12 anos.

Local: EMCEA - Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

 

OFICINA DE CANTO CORAL “O ENCANTO DA VOZ”- 20 vagas

Coordenação:Luciano Filho.

Período: 4/8 a 24/11 - quintas-feiras - 19h às 20h

Público Alvo: Interessados na área, a partir de 12 anos

Local: EMCEA - Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

O “Encanto da Voz” é um projeto de iniciação musical para todas as idades. Os participantes aprenderão as teorias de um curso musical, passando por etapas práticas e ensaios, chegando ao final com a montagem de um coral que se apresentará num espetáculo aberto ao público. O projeto é aprovado pelo ProAC (Programa de Apoio a Cultura do Estado de São Paulo), patrocinado pela empresa Nacional Tubos e Produção da Sexto Produções com apoio da Prefeitura Municipal de Limeira.

uciano Filho é músico e maestro. Formado em Música/Piano pela Unicamp - Campinas e Piano Erudito e MPB Jazz pelo Conservatório Dramático de Tatuí. Estudou Composição com Edmundo Villane Côrtes na ULM e também na Unicamp. Regência com Dario Sotello (maestro da orquestra de sopros de Tatuí). Fez as trilhas cinematográficas para o seriado “Ser tão Paulista” da EPTV (Rede Globo). Acompanhou os artistas: “Chrystian & Ralf” e os arranjos para o DVD de “Tinoco e Mazinho Quevedo” pela EPTV, além de ser um dos maestros da Orquestra Filarmônica de Rio Claro.

 

DANÇA  /  BALÉ - BABY CLASS

OFICINA: BALÉ - MEUS PRIMEIROS PASSOS  - 20 vagas

Coordenação: Aline Savazzi

Período: 9/8 a 25/10 - terças-feiras - 9h às 10h30

Público Alvo: Crianças de 4 a 6 anos

Local: EMCEA - Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Através dos movimentos leves e expressivos, o participante potencializa aspectos físicos, cognitivos e sociais. Nessa oficina será proposto jogos, brincadeiras e atividades dirigidas, abordando o ensino do Balé Clássico e diferentes manifestações da cultura corporal de movimentos para se vivenciar a dança de forma global em todas as suas potencialidades.

Aline Savazzi é formada em Educação Física. Professora de Balé, Jazz e Dança contemporânea a 20 anos. Atua como professora de ginástica, pilates, yoga e exercício funcional, realizando atendimentos em grupo e particular. Participou de cursos e workshops por todo o Brasil.

 

DANÇA / DANÇA DE SALÃO

OFICINA: DANÇA DE SALÃO - FORRÓ E SERTANEJO - 20 vagas

Coordenação: Fernando Almeida

Período: 25/8 a 17/11 - quintas-feiras - 19h às 21h

Público Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

Local: EMCEA - Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Trabalhar ritmos populares da Dança de Salão como o Forró e o Sertanejo, desenvolvendo a elegância no comportamento, postura e condução, regras de etiqueta e exercícios de ritmo que são essenciais nas danças de salão. O objetivo é que o participante experimente novas formas de expressão corporal, comunicação e interação social, onde irão descobrir os grandes benefícios que a dança de salão proporciona a seus praticantes.

Fernando Almeida é professor de Dança na área a 16 anos. Possui graduação no curso de Capacitação em Dança de Salão pela Faculdade SPEI de Curitiba. Durante sua trajetória participou de diversos cursos com: Carlinhos de Jesus, Jaime Aroxa, Marcelo Granjeiro, Fabiano Vivas, Marcelo Chocolate, Sheila Aquino, entre outros... É proprietário do Almeida & Cia - Escola de Dança em Limeira.

 

DANÇA /  URBANA-RUA

OFICINA DE DANÇAS URBANAS: LOCKING, POPPING E BREAK - 20 vagas

Coordenação: Anselmo Lima

Período: 26/7 a 29/11 - terças-feiras - 19h às 20h

Público Alvo: Interessados, a partir de 14 anos

Local: Parque Cidade de Limeira - Rua João Kuhl Filho, 461 - Vila São João

Além de instruir e também difundir a Dança Urbana e os estilos; Locking, Popping e Break, está oficina se propõe a ensinar os conceitos e os passos básicos através de aulas práticas e teóricas, objetivando que os participantes estejam aptos a dançarem coreografias até o fim da atividade.

Anselmo Lima é Dançarino, Coreógrafo, Instrutor de Danças Urbanas e Street Dancer Profissional. É Diretor da Cia. Authentic H2. Trabalha como instrutor de Dança em projetos culturais e academias na região de Campinas, ministrando aulas e Workshops nas cidades de Americana, Santa Bárbara do O´este, Sumaré e Limeira. Participou e recebeu prémios em diversos eventos da área no Brasil e Exterior.

 

FOTOGRAFIA

OFICINA DE FOTOGRAFIA: SELFIE FEMININA - 20 vagas

Coordenação: Valéria Espinhara

Período: 9/8 a 29/11 - terças-feiras - 19h às 20h30

Público Alvo: Mulheres interessadas, a partir de 16 anos

Local: EMCEA - Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Como está oficina propomos uma reflexão sobre mulheres enquanto artistas no campo da fotografia contemporânea. Com o objetivo de explorar possibilidades poéticas e críticas do auto registro, nos múltiplos ambientes por onde as mulheres circulam, levando-os ao desenvolvimento da percepção de si mesmas, de suas potencialidades, do olhar peculiar sobre a própria imagem, sobre as coisas que se vive, que se sente.

Valéria Espinhara é artesã e atriz, fotógrafa e graduanda em Artes Visuais. Atuou mais de 10 anos como Arte Educadora em diversas instituições. Em 2016 fez o registro e em vídeo da Oficina Clown/Katina Souza, realizada no Centro Cultural do Brasil na cidade de LIMA-Peru. Participou por diversas vezes no Festival Audio Visual Miguel OBVIOLS - Catalunha - Espanha. Em 2019 fotografou e participou como atriz e fotógrafa do Festival Internacional de Las Artes Callejeras Artecalle 2019 - Cuenca - AZuay - Equador.

 

MODA

OFICINA DE MODA: AMARRAÇÃO DE TURBANTES - 20 vagas

Coordenação: Jéssica Alves

Período: 3/11 a 1/12 - quintas-feiras - 19h às 21h

Público Alvo: Interessados na área, a partir de 14 anos

Local: EMCEA - Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, além do resgate histórico, nesta atividade será apresentado vários tipos de amarração, da mais simples para a mais glamorosa, além da história africana e apresentação de alguns acessórios.

Jéssica Alves é artesã e proprietária da J.A Moda. Proprietária da J.A. Moda Afro, trabalhando com peças feitas artesanalmente com tecidos africanos, dentre eles brincos, colares, turbantes, pulseiras e vestimentas. Participou de algumas feiras  sociais, encontros e eventos Afros.

 

MÚSICA / MARACATU

OFICINA DE MÚSICA: MARACATU DE BAQUE VIRADO - 20 vagas

Coordenação: Lucas Barel

Periodo: 24/8 a 30/11 - quartas-feras - 18h30 às 20h

Público Alvo: Interessados, a partir de 14 anos

Local: EMCEA - Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Oficina que tem como foco, essa manifestação tradicional Brasileira, abordando aspectos culturais, históricos e musicais. Pretende-se também ampliar o repertório artístico-cultural de cada participante com vivências reflexivas e prática sobre a Cultura Popular e Cultura Afro Brasileira.

Lucas Barel é Educador, músico/compositor, produtor, brincante e pesquisador da cultura popular Brasileira; formado em História pela Universidade Metodista. Estudou Percussão Popular no Conservatório de Tatuí e Educação musical na UFSCar. É fundador do Baque do Zé Limeira; integrante do Cakarecos, Cirandeiros, Encatoria, da Cia de Reis São Lucas, do Semente do Jogo de Angola e da Nação do Maracatu Leão da Campina.

 

TEATRO

OFICINA: FAZER TEATRAL - 20 vagas

Coordenação: Leandro Bonin

Período: 15/8 a 21/11 - segundas-feiras - 19h às 20h30

Público Alvo: Interessados em Teatro, a partir de 13 anos

Local: EMCEA - Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

A oficina “Fazer Teatral” consiste em uma oficina prática onde utiliza-se de jogos teatrais e dinâmicas de improvisação, permitindo com que o participante possam desenvolver suas habilidades de trabalho em equipe, auto conhecimento, comunicação, socialização e concentração.

Leandro Bonin é ator e arte educador, com formação em Artes Dramáticas e pós-graduado em Arte Educação. Como ator, participou de musicais e inúmeras peças de teatro, onde recebeu diversos prêmios como Melhor ator coadjuvante e Melhor ator. No cinema, participou de três curtas. como Arte Educador, trabalhou pelo CEPROSOM, Academia Hard Dance, Life Circo - Piracicaba e Aril.  Também é servidor da Secretaria de Cultura. 

 

OFICINA DE TEATRO: INICIAÇÃO À ARTE DO ATOR - 20 vagas

Coordenação: Nina Rocha

Período: 27/8 a 26/11 - sábados - 14h às 16h

Público Alvo: Interessados em artes cênicas, a partir de 14 anos

Local: EMCEA - Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Está oficina oferecerá ferramentas teóricas-práticas para que os participantes desenvolvam sua criatividade e aprendam a orientá-la a favor da realização cênica, sendo impulso ao aprimoramento da comunicação em todas as áreas da vida, bem como o desenvolvimentos pessoal pelo fazer artístico. Faremos um trajeto do roteiro à realização, passando por atividades de auto-escrita, leituras, análise objetiva de textos, roteiros/dramaturgia e aplicação da criatividade à cena, através de jogos teatrais, jogos de cena, exercícios de expressão corporal e vocal.

Nina Rocha é atriz, escritora, arte educadora, Bacharel em Artes Cênicas pela UEL - Universidade Estadual de Londrina e pós graduada em Arte Educação. Desenvolve sua carreira nas áreas da palhaçaria feminina, teatro físico, de animação e atuações em cinema e televisão. Atualmente se divide enter Brasil e Portugal realizando sua arte em ambos os países.

 

YOGA PARA MELHOR IDADE

OFICINA DE YOGA “BEM VIVER” - 20 vagas

Coordenação:Aline Savazzi

Período: 21/8 a 23/10 - domingos - 9h às 10h

Público Alvo: Interessados, a partir de 60 anos

Local: Paço Municipal (Edifício Prada - Gramado) - Rua Prefeito Doutor Alberto Ferreira, 179

O Yoga é uma alternativa para quem busca ter uma vida saudável. Uma prática milenar que vai além de benefícios físicos, o Yoga equilibra corpo e mente. Não é por acaso que a sua prática é difundida no mundo todo e ganha cada vez mais adeptos, com posturas simples aliadas a respiração, concentração e relaxamento.

Aline Savazzi é formada em Educação Física. Professora de Balé, Jazz e Dança Contemporânea a 20 anos. Atua como professora de ginástica, pilates, yoga e exercício funcional, realizando atendimentos em grupo e particular. Participou de cursos e workshops por todo o Brasil.

 

CIRCO

OFICINA: O CIRCO E SUAS POSSIBILIDADES - 20 vagas

Coordenação: Hugo Delariva / Cia Pé de Cana

Período: 12/8 a 11/11 - sextas-feiras - 13h às 14h30

Público-Alvo: Crianças, com idade entre 7 e 12 anos

Local: EMEIEF Martin Lutero - Via Martim Lutero - LIM 253

Esta atividade trabalhará a conscientização corporal, expressão artística-cultural e as inúmeras possibilidades envolvendo o corpo, o espaço e seus objetos, buscando durante todas as atividades propostas o divertimento, o lazer e o bem estar que as artes e as atividades físicas proporcionam.

Hugo Delariva é palhaço, acrobata, malabarista e musicista, formado pela ENC - Escola Nacional de Circo do RJ. Também possui curso técnico em Artes Dramáticas pelo SENAC, atuando a mais de 10 anos na área. É também um dos fundadores da Cia Pé de Cana, que atua na pesquisa do circo de Rua. É um amante das artes e um pesquisador do Circo e suas possibilidades.

* Inscrições feitas no próprio local

 

DANÇA / PASSINHO

OFICINA DE PASSINHO FLASHBACK - 20 vagas

Coordenação: Grazi Mendes

Período: 14/9 a 23/11 - quartas-feiras - 18h30 às 20h30

Público alvo: Interessados, a partir de 16 anos

Local: Pavilhão do Feirante - Avenida Frei João das Mercês, 614-624 - Parque Nossa S das Dores

Esta atividade tem a finalidade de estimular a atividade física e artística que é a dança,  melhorando habilidades motoras e psicológicas, através do ensino de sequencias de movimentos com músicas e características que remetem as décadas de 70´, 80´ e 90'.

Grazi Mendes é formada em Balé Clássico, Jazz e Dança de Salão. Iniciou na dança aos 4 anos, e desde então fez diversos cursos para aprimoramento. Ministrou aulas de Ballet, Jazz, Ritmos (axé, funk pop) e vários ritmos da Dança de Salão.

* Inscrições feitas na Casa da Cultura 1 e na EMCEA - Escola Municipal de Cultura e Arte.

 

DANÇA / FUNK

OFICINA DE DANÇA: SE LIGA NO FUNK - 20 vagas

Coordenação: Zeca Johnes

Período: 1/9 a 24/11 - quintas-feiras - 19h às 20h30

Público Alvo: Interessados, a partir de 16 anos

Local: Centro Comunitário Geada - Avenida Prefeito Ary Levy Pereira, s/nº - Parque Residencial Belinha Ometto

Esta atividade tem o objetivo de difundir e valorizar a cultura da periferia, quebrando preconceitos e assim mostrar a dimensão artística e cultural desde gênero e sua constante tentativa de criminalização, assim como, de forma dinâmica serão apresentados os principais passinhos que integram o estilo Funk Nacional, além das técnicas de dança base para que os interessados possam participar de batalhas com estilo, conhecimento e personalidade.

Zeca Jhones é dançarino e arte educador. Profissional nos estilos samba rock e danças urbanas, além de conhecimento em mídias digitais e arte educação. Co-fundador do Projeto “Samba Rock in Limeira. Arte Educador em diversos projetos socioeducativos com crianças, adolescentes jovens e idosos.

* Inscrições feitas na Pracinha da Cultura (CEU) e na EMCEA - Escola Municipal de Cultura e Arte.

 

Informações

EMCEA

Escola Municipal de Cultural e Arte “Maestro Mário Tintori”

Rua Boa Morte, 471, Centro - (19) 3441-5493

 

PRACINHAS DA CULTURA (CEU)

Avenida Prefeito Ary Levy Pereira, Parque Res. Belinha Ometto -  (19) 3441-5493

 

CASA DA CULTURA “OSWALDO SALIBE”

Rua Renato Moreti, 222, Parque Nossa Sra. das Dores - (19) 3453-9009 / 3441-5493

 

CASA DA CULTURA 2

Rua Alberto Pelegrino, 37, Jardim Vista Alegre - (19) 3442-8470 / 3441-5493

 

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Segunda a sexta-feira: 8h às 12h e das 13h às 17h

 

E-MAIL:

[email protected]