09 de janeiro de 2025

Vinícius Muniz apresenta “Viola Livre” no Teatro Vitória

MÚSICA

Compartilhe
Vinícius Muniz apresenta “Viola Livre” no Teatro Vitória

Nesta quarta-feira (26), acontece o evento “Viola Livre” com Vinícius Muniz, no Teatro Vitória Emiliano Bernardo da Silva, às 20h. A realização é da VHF Produções, com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.

A origem da viola está relacionada a um instrumento muito conhecido na Península Ibérica, na segunda década do século XVI: a guitarra de rua ou de mão. A partir da década de 1970, uma nova geração de instrumentistas começou a se apropriar da viola e inseri-la em outros ambientes musicais, como música clássica, rock'n roll, jazz e MPB.

Vinícius Muniz traz um repertório que segue a linha evolutiva da viola, através de composições próprias e interpretações de importantes obras do universo do instrumento. Ele também incorpora elementos da música eletrônica, da música clássica e da música instrumental brasileira.

São tocadas obras de Bach, Ivan Vilela, Schubert, Paulo Belinatti, John Mayer, além de canções autorais, levando o público a uma viagem musical cheia de detalhes e sonoridades ricas que exploram a viola em todas suas nuances.

Os ingressos custam  R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada), podendo ser comprados no link https://www.ticketfacil.com.br/eventos/tv-vinicius-muniz-viola-livre.aspx (até amanhã, dia 25), ou na bilheteria do teatro; na terça-feira, das 13h às 17h; e na quarta-feira, das 11h às 17h. O Teatro Vitória fica na Praça Toledo de Barros, s/n - Centro.

 

SOBRE VINÍCIUS MUNIZ

Vinícius Muniz é instrumentista, compositor e empreendedor musical. Seu trabalho musical é fruto do diálogo profundo com diferentes universos artísticos, especialmente a música de concerto, a música brasileira, a música de vanguarda e o audiovisual. 

Recebeu diversos prêmios, como o Prêmio MIMO Instrumental 2016, Festival Voa Viola 2ª edição, FUNARTE Ano Brasil-Portugal 2013, Rival-Petrobrás. Fez parte dos grupos Caruwa, Viola Arranjada e da Orquestra Filarmônica de Violas, com os quais gravou quatro álbuns e realizou concertos no Brasil e Europa, além de atuar ao lado de grandes nomes da música brasileira como Renato Braz, Suzana Salles, Ná Ozzetti, Fabio Presgrave, Esdras Rodrigues, Toninho Ferragutti, Nailor Proveta, Alexandre Ribeiro, Tinoco, Ivan Vilela, Paulo Freire, Lea Freire.

É bacharel em composição musical e mestre em música pela UNICAMP, Estudou viola brasileira com Ivan Vilela, João Paulo Amaral e Roberson Conti. Cursou a pós-graduação de Gestão de Negócios Globais em Música na Universitat Pompeu Fabra – Barcelona, Espanha.