Parque Hipólito I recebe nebulização veicular contra a dengue a partir desta terça-feira (15)

SAÚDE

Compartilhe
Parque Hipólito I recebe nebulização veicular contra a dengue a partir desta terça-feira (15)

O bairro Parque Hipólito I recebe, nesta semana, a nebulização veicular com inseticida como ação de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Segundo a Secretaria de Saúde, os trabalhos estão previstos para terça-feira (15), quarta-feira (16) e quinta-feira (17), sempre entre o final da tarde e o início da noite.

Para que a nebulização seja eficaz e segura, é necessário o apoio dos moradores. Portas e janelas devem permanecer abertas. Aquários, gaiolas de pássaros e caixas de abelhas devem ser protegidos. Idosos acamados e pessoas alérgicas devem permanecer em quartos fechados por 30 minutos.

O inseticida utilizado na nebulização veicular é fornecido pelo Ministério da Saúde, foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não oferece riscos a cães e gatos. É o mesmo produto que vem sendo utilizado pelo município há alguns anos na nebulização costal.

Embora a nebulização veicular seja uma medida importante e eficaz no combate à dengue, trata-se de uma ação complementar, pois o inseticida elimina apenas os mosquitos adultos. Se os criadouros não forem eliminados nas residências, novos mosquitos podem se desenvolver e continuar transmitindo a doença.

“Estamos fazendo a nossa parte, reforçando as ações de controle, mas é fundamental o apoio dos moradores nas ações de prevenção — sobretudo aquela verificação semanal de 10 minutos no quintal para acabar com a água parada. Assim, os mosquitos nem chegam à fase adulta, que é quando transmitem a doença”, explicou Pedrina Costa, gerente da Divisão de Zoonoses.

De acordo com a Divisão de Vigilância de Zoonoses, a nebulização veicular é baseada em uma análise técnica detalhada da situação epidemiológica (número de casos) e será realizada em áreas com transmissão de dengue já instalada. Fatores ambientais, como chuva e vento, interferem na eficácia da técnica — por isso, se estiver ventando ou chovendo, a atividade será adiada para outro dia.